Você já ouviu falar em curadoria de conteúdo? “Curar conteúdo” nada mais é do que selecionar e organizar referências relevantes. Você já deve ter cruzado com um material superinteressante enquanto navegava rapidamente no Facebook, não é? Mas, como organizar esses links?
Mandar e-mail para si mesmo, adicionar um link na barra de favoritos do navegador, o famoso bookmark são apenas algumas formas que as pessoas utilizam para salvar links. Porém, existem outras opções mais inteligentes e eficientes.
Conheça ferramentas gratuitas para salvar links:
1) Pocket
Organize em um só lugar aqueles materiais que você quer ler depois. Depois de fazer sua conta no Pocket, você pode atribuir “tags” aos seus links e também realizar buscas entre as referências salvas. Com aplicativo para os sistemas IOS e Android, além do site, é possível usar o Pocket no celular e no computador.
O programa é basicamente uma lista de itens para ler – que é ótimo ter à mão quando você está em alguma fila ou no ônibus. Depois da leitura, você pode arquivar o item, para limpar o seu “banco”, mas ainda assim o link permanece salvo para consultas futuras.
Há também a extensão, que instala o Pocket no navegador, e salva links com apenas um clique.
Uma dica valiosa é criar uma rotina para organizar seu banco de links. Caso contrário, em pouco tempo você será soterrado pelos links que salvou – e a razão de catalogar e organizar essas referências era justamente diminuir a ansiedade causada pela avalanche de informações.
2) Evernote
O Evernote é um dos aplicativos mais completos para organizar seus dados, como notas, áudio, imagens e links. Na sua conta, é possível criar categorias para as notas e acessá-las do computador ou do celular.
Você pode baixar o aplicativo, disponível para os sistemas Android e IOS, e/ou baixar o programa para computador. A extensão para navegador também facilita o uso da ferramenta. Há uma versão gratuita, com algumas limitações, e outra Premium.
3) Delicious
É um dos mais antigos serviços de bookmark e também funciona como uma rede social. Nele, você pode salvar e compartilhar seus links, além de conferir o que seus amigos andam salvando.
As tags são igualmente utilizadas para organizar as referências, com o diferencial de que é possível pesquisar os links populares de cada tag, o que é muito útil para descobrir novos conteúdos.
Assim como o Pocket e o Evernote, o Delicious pode ser acessado pelo computador ou celular, com aplicativos para Android e IOS, e também conta com a extensão para seu navegador.
BÔNUS: Facebook
Para salvar postagens que você vê no Facebook, existe desde o ano passado uma funcionalidade da própria rede social. Apesar de não possuir os recursos dos outros aplicativos, sua utilização é bem fácil. Veja como usar:
Na timeline, clique na setinha que fica no canto direito do post e depois em “salvar” e pronto.
Todos os posts que você salvar estarão disponíveis no link Facebook/saved
E você, como salva e organiza materiais online? Usa alguma outra ferramenta ou método?
Via: Revista Nova Escola