A Filosofia do odor de Chantal Jaquet realiza uma autêntica reflexão filosófica sobre um dos nossos sentidos, o olfato, da antiguidade clássica até as épocas moderna e contemporânea. Sua abordagem vai muito além do privilégio concedido à visão e à audição em boa parte da história do pensamento e da cultura. Jaquet eleva o odor à dignidade de um objeto nobre. A reflexão sobre o papel do odor em nossa relação com o mundo se desdobra de Aristóteles a Montaigne, de Heráclito e Empédocles a Lucrécio e Nietzsche. Aristóteles valoriza a percepção dos odores e dela faz uma das características da humanidade. Por outro lado, uma perspectiva crítica da odorofobia surge na análise das obras de Montaigne e de Kant. Jaquet analisa o odor dos pontos de vista gnoseológico, ético e estético. Suas reflexões sobre os sentidos são um verdadeiro curso de teoria do conhecimento, onde a importância da reflexão sobre o odor modifica nosso saber sobre os sentidos. Este livro elabora uma reflexão muito original no plano estético. Ele funda uma estética olfativa que vai buscar seus elementos nas obras de Balzac, Baudelaire e Proust, assim como na pintura de Gauguin e na escultura de Rodin. A música de Debussy surge também como um universo em que os odores e perfumes adquirem um lugar especial, o espaço e o tempo de uma música dos odores. O livro analisa o papel dos odores na cultura oriental, particularmente no Japão, com as esculturas olfativas de Hiroshi Koyama no Japão. E investiga também o papel dos perfumes nas instalações da arte contemporânea. Na filosofia, finalmente Nietzsche vai surgir como o filósofo do odor que diz: “todo o meu gênio está nas minhas narinas”. Nietzsche reconcilia o homem com sua animalidade e reabilita o corpo e os sentidos que são injustamente desvalorizados na tradição do Ocidente. Esta obra se dirige à comunidade universitária e ao público leitor em geral. Ela persegue um campo aberto por Corbin em sua história dos odores e do livro de Sussekind, O perfume, também de grande impacto no cinema. Manoel Barros da Motta
Acervo digital é um espaço que armazena e disponibiliza inúmeros arquivos para acesso virtual, via web ou app.
A Minha Biblioteca possui um amplo acervo digital com milhares de ebooks de todas as áreas do conhecimento: Direito, Medicina, Saúde, Comunicação, Negócios, Gestão, Exatas, Tecnologia, Educação, Humanas, Artes, Letras e Línguas. Mais de 50 editoras compõem o acervo digital da MB e a maioria dos títulos são oferecidos com exclusividade.
Um acervo digital reduz o custo com aquisição de livros físicos e gera economia de espaços físicos para armazenamento das obras. Todos os conteúdos ficam na mesma plataforma e podem ser acessados e consultados por celulares, tablets ou computadores.
O acervo digital da Minha Biblioteca atende às bibliografias de centenas de cursos. Dessa forma, o corpo docente e os profissionais de biblioteca podem recomendar os melhores títulos aos estudantes.
A biblioteca digital é um serviço oferecido por meio de uma plataforma online em que o usuário tem acesso a um amplo acervo para leitura de ebooks, que pode ser feita por celular (IOS e Android), tablet e pelo computador, em qualquer hora e em qualquer lugar.
Além de acabar com as filas de espera nas bibliotecas físicas de instituições, a biblioteca digital da MB atende às normas de acervo virtual exigidas pelo MEC (Ministério da Educação), nas quais é necessário fornecer exemplares dos títulos recomendados aos alunos.
A biblioteca digital possibilita a leitura de livros de diferentes gêneros com acesso online por meio de login e senha.
A biblioteca digital da MB oferece milhares de ebooks relevantes para a vida acadêmica, profissional e pessoal em uma plataforma que divide catálogos por temas e áreas do conhecimento.
Além de assinaturas individuais, a MB oferece planos para empresas, instituições de ensino e órgãos públicos. Funciona da seguinte maneira: as empresas contratam a biblioteca digital da MB e disponibilizam acesso gratuito à plataforma para seus usuários (estudantes ou colaboradores), que podem ler e consultar obras indispensáveis para formação profissional.
O acesso é feito a partir de um login e senha. Na MB, há opções de acesso para pessoas e empresas.
Para assinatura individual, acesse a página “Para Você”, escolha o seu plano ideal, realize a compra diretamente pelo e-commerce, faça o login e leia os livros dos catálogos assinados.
Já no caso de planos para empresas, instituições de ensino e órgãos públicos é necessário preencher o formulário para receber atendimento personalizado de um dos nossos consultores, que apresentará uma proposta e apoiará para melhor tomada de decisão de acordo com a sua necessidade.
Existem diversas opções de streaming de livros no mercado, com diferentes propostas. Responder qual o melhor serviço é uma tarefa complexa, pois precisaria ser considerada a necessidade do público que vai consumir o conteúdo.
O que podemos afirmar é que a MB (Minha Biblioteca) é um streaming de livros que contribui para a democratização de conhecimento no país, já que as pessoas passam a contar com títulos importantes que aprimoram a sua experiência de leitura e facilitam o processo de aprendizagem com obras de referência e os recursos mais atuais do mercado.
O nosso streaming de livros também gera facilidade para compor planos pedagógicos de todas as áreas do conhecimento.