Com seu caderninho de anotações e óculos de aros de aço, o escritor e jornalista John dos Passos, autor de alguns dos maiores clássicos da literatura americana, como Manhattan Transfer e aTrilogia USA, fez sua primeira viagem pelo Brasil em 1948, a serviço da revista Life. Depois de mais duas visitas, em 1958 e 1962, completou O Brasil em movimento - um livro publicado originalmente em 1963 e que pode ser visto por olhos de hoje como um grande documentário. Cenas inesquecíveis, imagens precisas e diálogos reveladores foram captados nas visitas e editados com o apuro de um mestre. Considerado em sua época o maior expoente da chamada "Geração Perdida", que incluía astros da literatura como Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. Dos Passos tinha ascendência portuguesa e mesmo sem se expressar bem na língua do avô paterno, que migrara da ilha da Madeira para os Estados Unidos em meados do século XIX, ele entendia bem o português. E isso o ajudou a nos apresentar um retrato de corpo inteiro do país em desenvolvimento onde faltavam estradas e latrinas, mas sobrava confiança no dia de amanhã. Como testemunha das mudanças que ocorreram no país entre as décadas de 1940 e 1960, e já tendo incorporado o hábito do cafezinho, dos Passos travou um caloroso relacionamento com todos os tipos brasileiros: desde os trabalhadores que abriam as estradas no Centro-Oeste e Norte do país até o presidente Juscelino Kubitschek, que entrevistou durante a construção de Brasília. De Manaus, disse ser "tão impregnada do século XIX quanto uma história de Júlio Verne". Brasília o fez lembrar de uma frase de um astronauta russo: "Eu não esperava chegar a Marte tão cedo". Indo de norte a sul do país, dos Passos apresenta um Brasil desconhecido não apenas para os americanos, mas também para a maioria dos brasileiros. Esta nova edição de O Brasil em movimento dá ao leitor a oportunidade de comparar o futuro que John dos Passos via para o Brasil e o futuro que se faz presente.
PASSOS, J. D. O BRASIL EM MOVIMENTO. São Paulo: Editora Benvira, 2013
Acervo digital é um espaço que armazena e disponibiliza inúmeros arquivos para acesso virtual, via web ou app.
A Minha Biblioteca possui um amplo acervo digital com milhares de ebooks de todas as áreas do conhecimento: Direito, Medicina, Saúde, Comunicação, Negócios, Gestão, Exatas, Tecnologia, Educação, Humanas, Artes, Letras e Línguas. Mais de 50 editoras compõem o acervo digital da MB e a maioria dos títulos são oferecidos com exclusividade.
Um acervo digital reduz o custo com aquisição de livros físicos e gera economia de espaços físicos para armazenamento das obras. Todos os conteúdos ficam na mesma plataforma e podem ser acessados e consultados por celulares, tablets ou computadores.
O acervo digital da Minha Biblioteca atende às bibliografias de centenas de cursos. Dessa forma, o corpo docente e os profissionais de biblioteca podem recomendar os melhores títulos aos estudantes.
A biblioteca digital é um serviço oferecido por meio de uma plataforma online em que o usuário tem acesso a um amplo acervo para leitura de ebooks, que pode ser feita por celular (IOS e Android), tablet e pelo computador, em qualquer hora e em qualquer lugar.
Além de acabar com as filas de espera nas bibliotecas físicas de instituições, a biblioteca digital da MB atende às normas de acervo virtual exigidas pelo MEC (Ministério da Educação), nas quais é necessário fornecer exemplares dos títulos recomendados aos alunos.
A biblioteca digital possibilita a leitura de livros de diferentes gêneros com acesso online por meio de login e senha.
A biblioteca digital da MB oferece milhares de ebooks relevantes para a vida acadêmica, profissional e pessoal em uma plataforma que divide catálogos por temas e áreas do conhecimento.
Além de assinaturas individuais, a MB oferece planos para empresas, instituições de ensino e órgãos públicos. Funciona da seguinte maneira: as empresas contratam a biblioteca digital da MB e disponibilizam acesso gratuito à plataforma para seus usuários (estudantes ou colaboradores), que podem ler e consultar obras indispensáveis para formação profissional.
O acesso é feito a partir de um login e senha. Na MB, há opções de acesso para pessoas e empresas.
Para assinatura individual, acesse a página “Para Você”, escolha o seu plano ideal, realize a compra diretamente pelo e-commerce, faça o login e leia os livros dos catálogos assinados.
Já no caso de planos para empresas, instituições de ensino e órgãos públicos é necessário preencher o formulário para receber atendimento personalizado de um dos nossos consultores, que apresentará uma proposta e apoiará para melhor tomada de decisão de acordo com a sua necessidade.
Existem diversas opções de streaming de livros no mercado, com diferentes propostas. Responder qual o melhor serviço é uma tarefa complexa, pois precisaria ser considerada a necessidade do público que vai consumir o conteúdo.
O que podemos afirmar é que a MB (Minha Biblioteca) é um streaming de livros que contribui para a democratização de conhecimento no país, já que as pessoas passam a contar com títulos importantes que aprimoram a sua experiência de leitura e facilitam o processo de aprendizagem com obras de referência e os recursos mais atuais do mercado.
O nosso streaming de livros também gera facilidade para compor planos pedagógicos de todas as áreas do conhecimento.