tecnologia jurídica

Tecnologia jurídica: como inovar no cenário de disrupção tecnológica

O termo disrupção tecnológica é utilizada como um novo modelo de negócio, rompendo com os padrões vigentes, propondo algo diferente e inovador. A efervescência causada pela tecnologia e o consequente processo de disrupção chegaram com força na área de Direito. A chamada tecnologia jurídica já faz parte do cotidiano dos escritórios e, cada vez mais, os advogados precisam estar antenados para se adaptarem a estas transformações.

Neste sentido, o primeiro passo para as empresas e os profissionais do segmento jurídico é se manter sempre atualizado em relação às novidades tecnológicas.

Outro ponto importante é estar atento às expectativas dos clientes. No atual cenário, eles estarão sempre em busca de soluções rápidas e eficientes para os problemas. O que demanda novas estratégias e sistemas modernos para a atuação dos profissionais.

Leia também: 5 benefícios para investir em um acervo digital de livros de direito

Tecnologia jurídica: o futuro já está acontecendo

Engana-se quem pensa que a tecnologia jurídica vai demorar para impactar os escritórios. O uso de softwares jurídicos para otimizar processos repetitivos e melhorar o desempenho dos advogados já é utilizado em diversos locais.

Vale ressaltar que, apesar da popularização da tecnologia jurídica, sempre haverá espaço para o ser humano e sua capacidade de interpretação. O Direito por si só segue como doutrinário e a tecnologia surge como facilitadora dos processos.

As novas tecnologias surgem a cada dia para acelerar etapas e tornar a rotina mais prática tanto em instituições públicas como privadas. Por isso, é de suma importância que haja investimentos nesta área.

Os principais beneficiados por estas transformações proporcionadas pela tecnologia jurídica são:

• Tribunais;
  • Fóruns;
  • Bancos (físicos e digitais);
  • Empresas de investimentos;
  • Empresas da área jurídica que cuidam de compliance, proteção de dados, assessoria jurídica, consultoria jurídica, gestão jurídica, entre outros;
  • Autarquias públicas federais e estaduais.

Como a tecnologia jurídica é utilizada para inovar?

Alguns recursos tecnológicos já estão presentes no cotidiano das empresas do segmento jurídico e outros vêm ganhando espaço.

Veja abaixo as principais opções usadas para inovar no setor:

Plataformas de tecnologia jurídica

Unificam os serviços oferecidos pelos advogados em uma única plataforma. Elas permitem que as informações sejam reunidas em um só lugar, evitando assim dados duplicados ou perdidos.

Com as plataformas digitais, o escritório alcança uma organização por completo. Isso contribui para a melhoria na produtividade e facilita a chegada de novos clientes.

Jurimetria

Com o excesso de informação que há no meio jurídico, uma nova área ganha relevância: a jurimetria. Exemplo claro de automação, este novo campo de conhecimento nada mais é do que a estatística aplicada ao Direito.

Com base em sentenças já proferidas, os advogados baseiam seus argumentos de acordo com o juiz da área. Em casos que envolvem gestão de risco, estas medidas podem ser determinantes para o ganho da causa.

Blockchain

Ainda na fase inicial de implantação na área do Direito e uma forte tendência para o futuro, o blockchain já é amplamente utilizado por bancos digitais por exemplo.

Essa tecnologia pode alterar processos que atualmente demandam tempo e altos custos. Por exemplo: a autenticação de documentos em contratos eletrônicos.

Bibliotecas digitais

Com a facilidade de reunir o acervo em um único local e disponibilizá-lo em qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet, a biblioteca digital é uma ferramenta que gera inúmeros benefícios às empresas do setor jurídico.

O acervo digital oferece a constante atualização dos livros. O que é de extrema importância para uma área na qual sempre há mudanças na legislação. Além disso, a plataforma ajuda com a necessidade da manutenção de um espaço físico e redução de custo com diversos exemplares de uma mesma obra.