Saiba quais são as principais características das bibliotecas do futuro

Um espaço tranquilo e reservado somente para a leitura. Assim eram as bibliotecas escolares. Hoje, essa descrição já não se encaixa mais, uma vez que a tecnologia ganha cada vez mais lugar nos ambientes de estudos, abrindo espaço para que os estudantes possam criar, experimentar e inovar. Esse é o papel das bibliotecas do futuro.

Esse novo ambiente permite que os alunos se tornem mais engajados no processo educacional, aprendendo não somente a gostar do hábito de leitura, como também a explorá-lo de maneira mais profunda.

Confira algumas das principais tendências das bibliotecas do futuro:

1 – Implementação de microcomputadores

A tecnologia da computação está ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar, inclusive nas próprias bibliotecas. A tendência é que isso aumente. Existem profissionais que já planejam a elaboração de um ambiente onde os alunos possam explorar, inventar e criar.

2 – Inovações tecnológicas

Já existem bibliotecas que recebem impressoras 3D e uma variedade de materiais de construção para a criação de novos equipamentos. Outros materiais ainda podem incluir eletrônicos reciclados, que podem ser reaproveitados pelos estudantes.

3 – Transformação do ensino

No futuro, as aulas na biblioteca tendem a se tornar cada vez menos expositivas, permitindo que o aluno possa guiar a sua própria aprendizagem. A iniciativa irá partir cada vez mais dos alunos, e não somente dos professores. O novo espaço permitirá que o educador instrua os alunos por meio de uma rede compartilhada, deixando que os próprios estudantes percebam o que conseguem fazer e escolham o que querem aprender.

4-Esqueça o ambiente silencioso

O ambiente da biblioteca tende a se tornar cada vez menos silencioso, afinal, a comunicação entre os alunos será bem maior.

Definitivamente, o ambiente escolar não é mais o mesmo: a tecnologia tem transformado cada vez mais a relação entre professores e alunos, facilitando o que antes parecia ser impossível. E as bibliotecas não estão imunes a essa mudança.

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Via: Universia Brasil