O livro “Semiologia Médica”, 8ª edição, de Celmo Celeno Porto e Arnaldo Lemos Porto, é uma das obras fundamentais para embasar a formação de novos profissionais em Medicina.
Ao lado de “Medicina Interna de Harrison” , 2 volumes, “Princípios de Anatomia e Fisiologia”, 14ª edição e “Biologia Celular e Molecular”, 9ª edição”, o livro é um dos mais procurados pelos estudantes da área de Saúde devido à sua importância.
Para entender o que a obra aborda, realizamos um breve resumo sobre o livro “Semiologia Médica”. Confira abaixo os principais pontos da obra, considerada um dos pilares da literatura médica:
O que é a semiologia médica?
A semiologia médica é a área da Medicina que estuda os sinais e sintomas das doenças para realizar diagnósticos precisos. É uma disciplina que integra conhecimentos teóricos e práticos e é fundamental para a prática clínica. Para ficar mais claro, confira a definição:
Definição de semiologia médica: é o estudo dos sintomas (o que o paciente sente) e dos sinais (o que o médico observa) para identificar doenças. Esses elementos são essenciais para uma anamnese detalhada e um bom exame físico.
Principais pontos da semiologia médica:
Anamnese: coleta de informações detalhadas sobre a história clínica do paciente, que inclui antecedentes familiares, hábitos de vida e queixas principais.
Exame Físico: avaliação minuciosa do corpo do paciente, incluindo inspeção, palpação, percussão e ausculta. Cada sistema do corpo, como o sistema cardiovascular e o sistema respiratório, é examinado de forma específica.
Diagnóstico diferencial: processo de identificar a doença correta ao eliminar outras possíveis condições que apresentam sintomas semelhantes.
Organização do livro: “Semiologia Médica”, 8ª edição
Para ajudar a desvendar os pacientes nas consultas, é preciso entender como está estruturado o livro “Semiologia Médica” 8ª edição. A obra é composta por 20 capítulos divididos da seguinte forma:
- A Semiologia e o Ensino/Aprendizagem da Medicina
- Relação Médico/Paciente
- Método Clínico
- Dor
- Anomalias Genéticas
- Sistema Tegumentar
- Olhos
- Orelhas, Nariz, Seios Paranasais, Faringe e Laringe
- Sistema Respiratório
- Sistema Cardiovascular
- Sistema Digestório
- Sistema Endócrino
- Metabolismo
- Sistemas Urinário e Genital
- Sistema Hematopoético
- Sistema Imunológico
- Sistema Locomotor
- Sistema Nervoso
- Exame Psiquiátrico
- Semiologia da Infância, da Adolescência e do Idoso
Quem são os autores responsáveis por “Semiologia Médica”?
Considerado um dos textos científicos mais respeitados já publicados no Brasil, o livro oferece um conteúdo atualizado e fundamentado na experiência de autores conceituados.
O autor Celmo Celeno Porto é professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. É doutor em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Clínica Médica e Cardiologia.
Arnaldo Lemos Porto é especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Também é coordenador do Centro de Cardiologia do Hospital Santa Helena de Goiânia e membro titular da Academia Goiana de Medicina.
Qual é a importância de estudar a semiologia médica?
Estudos mostram que uma anamnese detalhada e um exame físico bem executado podem levar ao diagnóstico correto em até 70% dos casos sem a necessidade de exames complementares. Isso ressalta a importância de dominar os princípios da semiologia médica.
Além disso, a precisão no diagnóstico inicial pode reduzir custos e melhorar o prognóstico do paciente, tornando o conhecimento em semiologia médica indispensável para qualquer profissional de saúde.
“Semiologia Médica” na Minha Biblioteca
Um dos livros mais procurados pelos estudantes da área de Saúde, “Semiologia Médica” também está presente na Minha Biblioteca e é um dos mais lidos na plataforma.
Intuitiva e 100% online, a ferramenta possui um acervo multidisciplinar, com livros de várias áreas do conhecimento, como Saúde, Direito, Engenharia, Administração e muitas outras.
A Minha Biblioteca é um streaming de livros que oferece um catálogo completo voltado para Medicina e outras áreas da Saúde. Saiba mais sobre a Minha Biblioteca aqui!