Graças ao progresso tecnológico, os livros online (ou digitais) tornaram-se realidade em nosso dia a dia. O sucesso deles é originado em diversos fatores, dentre os principais podemos citar a necessidade da portabilidade e a comodidade de fazer a leitura em qualquer local e de ler vários títulos em apenas um dispositivo.
Além destas vantagens, também podemos incluir entre elas a possibilidade de preservação da obra, sem perda de conteúdo, sem degradação das folhas, sem odores e a economia do nosso espaço físico, visto que o livro online fica “guardado”em algum computador, tablet ou smartphone.
Aqui no blog, nós já falamos em como as novas tecnologias auxiliam no processo de aprendizagem e, complementando isso, queremos propor a seguinte reflexão: quais seriam as vantagens destes e-books (abreviação para eletronic book) para a educação? A seguir vamos relatar algumas destas vantagens, explicando como cada uma colabora para a melhora do ensino.
Novo método para aumentar o interesse do aluno
Devido a tecnologia, durante as aulas, observa-se que os alunos estão cada dia mais interessados em seu computador e smartphone do que nas aulas em si, mostrando que os aplicativos parecem ser mais interessantes do que o próprio conteúdo das disciplinas.
Notando isso, para despertar novamente o interesse dos alunos, aconselhamos a reconfiguração dos métodos pedagógicos, propondo a utilização dos livros tradicionais aliados ao uso dos e-books, que irão colaborar para que o aluno tenha um melhor entendimento sobre os conteúdos e temas, obtendo, assim, um melhor aprendizado.
Facilidade para o estudante ler mais
Um dos motivos de reclamação mais comuns entre os professores é da falta de interesse dos alunos na leitura. Os e-books podem ser aliados para incentivá-la, pois devido à tecnologia e seu fácil manuseio, podem ser lidos onde quer que o estudante esteja, seja em locais com pouca iluminação ou na rua, em um dia ensolarado.
Para facilitar também os estudos, os livros digitais têm a vantagem das notas. Com elas, é possível ir marcando as partes de interesse durante a leitura e, depois, basta exportar o que foi destacado para ser utilizado em algum outro arquivo e utilizá-los para fazer resumos, recurso normalmente utilizado pelos estudantes para estudar.
Ainda do lado dos estudantes, umas das reclamações mais corriqueiras é o alto investimento em cópias de livros e capítulos pedidos pelos professores. Os livros digitais significam economia para os estudantes, visto que não é mais necessário gastar em cópias ilegais, que, consequentemente, também afetam as editoras de livros dedicadas ao ensino superior.
Apesar dos livros físicos serem insubstituíveis para muitas pessoas, o crescimento das versões online ou digitais é um fato que não podemos mais negar e seu potencial ainda está longe de ser alcançado de forma plena, visto que eles ainda não fazem parte da realidade da maioria das salas de aula brasileiras.
É importante destacar que tanto o livro tradicional quanto os livros online podem existir simultaneamente, um complementando o outro, colaborando no ensino e ajudando na prática da educação de forma mais ampla. Você já utiliza os livros online ou digitais em suas aulas? Como é a resposta dos alunos frente a isso? Deixe seu comentário no espaço abaixo.