Você conhece o Paulo Roberto Barsano? Veja a sua biografia e principais obras

Paulo Roberto Barsano: conheça a biografia e os principais livros do autor

Renomado e amplamente conhecido no meio acadêmico, o professor e escritor Paulo Roberto Barsano criou várias obras acadêmicas de sucesso. Além disso, também atua como palestrante e conferencista de reconhecimento internacional.

Vale ressaltar sua licenciatura em matemática pela Universidade Paulista (UNIP) e a graduação em tecnologia em segurança no trabalho pela UNISA. Sendo um professor titular de segurança do trabalho do Instituto Tecnológico de Barueri. Além disso, Paulo Roberto Barsano é um dos autores mais lidos da Minha Biblioteca.

E foi por conta desse currículo de respeito que nós elaboramos no artigo de hoje a biografia e os principais livros do autor. Continue com a gente!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Um pouco mais sobre a vida de Paulo Roberto Barsano

Nascido em Juara-MT, o autor é responsável por diversas obras amplamente utilizadas no cotidiano acadêmico. Além dos cargos já mencionados, também atua como tutor da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) nos cursos à distância de Disseminadores de Educação Fiscal e Cidadania.

Isso sem falar de sua atuação das normas ISO 9001 e SA 8000 no Poder Legislativo de Barueri por cerca de três anos.

Acompanhe a seguir um breve resumo sobre os principais livros do autor:

Segurança do Trabalho – Guia Prático e Didático

Sendo um livro muito indicado para alunos, professores e instrutores do segmento, apresenta os conceitos mais relevantes da segurança do trabalho.

Legislação Aplicada à Segurança do Trabalho

Uma obra ricamente ilustrada e repleta de atividades práticas, abordando a evolução histórica da saúde e da segurança do trabalho no Brasil. Além de conter as normas regulamentadoras do MTE, a Constituição Federal de 1988, as convenções da OIT e a legislação trabalhista.

Sendo um conteúdo utilizado em cursos técnicos em aeroportuário, mineração, edificações, segurança do trabalho, entre outros.

Controle de Riscos – Prevenção de Acidentes no Ambiente Ocupacional

Esta obra foi elaborada para atender aos eixos tecnológicos que orientam os cursos técnicos e profissionalizantes em todo Brasil. Sendo seu objetivo principal capacitar o aluno para o mercado de trabalho por meio de fundamentos teóricos e aspectos práticos do cotidiano.

Higiene e Segurança do Trabalho

O livro trata de temas recorrentes em higiene e segurança do trabalho, abordando aspectos fundamentais para capacitação do aluno. Como, por exemplo, acidentes de trabalho, condições e ações inseguros, auxílio-doença, normas jurídicas e regulamentadoras, entre outros. Tudo isso apresentando diversos exercícios para auxiliar a fixação do conteúdo e promover a reflexão dos conteúdos estudados.

Biossegurança – Ações Fundamentais para Promoção da Saúde

A obra retrata temas importantes da biossegurança, como conceitos históricos, saúde, ética profissional, e as aplicações dos conceitos nos segmento de saúde. Também fala sobre o ambiente laboratorial e seus riscos, utilização dos equipamentos de proteção, entre outros aspectos.

Enfim, todas as ações fundamentais para a promoção da saúde no mercado de trabalho, além de contar com material de apoio para os professores.

Segurança do Trabalho para concursos públicos, 3ª edição

Este livro tem como missão fornecer em um único volume todos os conteúdos necessários para os profissionais da segurança do trabalho em concursos públicos. O autor Paulo Roberto Barsano pesquisou mais de 100 concursos para cargos de técnico e engenheiro de segurança do trabalho, abordando os temas mais recorrentes no Brasil.

Evolução e Envelhecimento Humano

Esta obra traz conceitos técnicos e históricos sobre a evolução e envelhecimento humano, retratando as mudanças cognitivas, fases da vida, entre diversos outros fatores. Além de abordar os fatores psicossociais do idoso, perda da autonomia, seus direitos e estatuto.

Explicando o convívio familiar, a qualidade de vida durante a terceira idade e as principais características de um cuidador de idosos. Tudo isso por meio de ilustrações e exercícios práticos para otimizar o aprendizado.

Além de todas as obras abordadas, Paulo Roberto Barsano é conhecido também por publicações consagradas como:

• Gestão Ambiental;
  • Meio Ambiente – Guia Prático e Didático;
  • Poluição Ambiental e Saúde Pública;
  • Ética Profissional;
  • Legislação Ambiental;
  • Biologia Ambiental;
  • Administração – Guia Prático e Didático;
  • Legislação Empresarial, Trabalhista e Tributária;
  • Proteção e Prevenção de Perdas no Ambiente Organizacional;
  • Equipamentos de Segurança.

Conheça as obras de Paulo Roberto Barsano com a Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil (Grupo A, Grupo Gen | Atlas, Manole e Saraiva). Por meio disso, disponibiliza uma  biblioteca digital com os livros técnicos e científicos mais utilizados do país.

São mais de 7 mil títulos, inclusive as obras de Paulo Roberto Barsano citadas no artigo de hoje. Com isso, garante um recurso tecnológico eficiente para que seus alunos conheçam toda a bibliografia do autor e professores possam montar planos de aula alinhados a conteúdos relevantes.

Para conhecer um pouco mais sobre as vantagens e recursos da nossa biblioteca online, entre em contato conosco ou solicite um trial da plataforma!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!