Mulheres e Meninas na Ciência: representatividade importa

Você sabia que dia 11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência? A data foi criada pela ONU em 2015 com o intuito de chamar atenção para a pouca participação de mulheres em pesquisas científicas, já que apenas 30% dos cientistas do mundo são mulheres

Para a coordenadora do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Glaura Goulart Silva, as mulheres ainda não são maioria em postos de liderança. “Há um grande número de mulheres trabalhando nas pesquisas no dia a dia na minha área – química e materiais. Mas lido com maioria de homens nos postos de liderança das empresas e órgãos”, relata .

A coordenadora do projeto QuiMinas e do Programa UFU-Mulher, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Amanda Danuello Pivatto, comenta sobre o conceito histórico em torno de profissionais da área. “Diversas pesquisas realizadas com crianças e adolescentes mostram a força e a persistência dos estereótipos e das discriminações de gênero na Ciência. Por exemplo, em um estudo criado em 1983 e que consiste em solicitar que crianças desenhem um cientista. É muito comum que a maioria, mesmo as meninas, desenhe um homem”.

“A necessidade da existência de um dia para chamar atenção para a importância da mulher na Ciência é evidência da invisibilização histórica das contribuições femininas”, conta Elis Lopes, líder do projeto Meninas da Física também da UFU.

Como contribuir com o tema?
Conheça clicando aqui projetos de contribuição ao debate dentro da pauta de diversidade e inclusão na Educação.