4 formas de melhorar a qualidade de sua instituição de ensino

Alta qualidade e eficiência para sua instituição de ensino proporcionará uma experiência educacional completa e única aos alunos. Melhorar a qualidade e a relevância da educação dará confiança aos estudantes, fazendo com que desenvolvam novas habilidades e cresçam como futuros profissionais.

Toda instituição de ensino superior deve verificar a qualidade do ensino, do corpo docente e da infraestrutura, além de acompanhar as novas tendências, inovações e tecnologias digitais.

A instituição de ensino deve se atualizar constantemente, para que consiga entender e integrar-se ao mundo do aluno 24h conectado à internet por meio de smartphones e outros dispositivos móveis.

Para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é aproveitar os benefícios da transformação digital para enriquecer o ensino e a aprendizagem, com melhorias diretas à experiência do aluno.

4 formas de melhorar a qualidade de sua instituição de ensino

Confira quatro formas de melhorar a qualidade e a eficiência em sua instituição de ensino:

1. Comunicação e novas tecnologias

A comunicação é o fator mais importante na melhoria da eficiência e produtividade do ensino superior. Sem comunicação, o relacionamento entre professor e aluno será prejudicado. A acessibilidade por meio de fóruns de discussão, bate-papo, mensagens e mídias sociais irá facilitar a interação dos alunos e o compartilhamento de informações. As instituições de ensino, bem como o corpo docente, devem conhecer profundamente as novas tecnologias da educação e usá-las de maneira estratégica no ambiente de ensino e fora dele.

2. Aprendizagem e ensino interativo

Professores e tutores (profissionais que moderam e alimentam os ambientes virtuais de aprendizagem em instituições de ensino a distância ou semipresenciais) devem se adaptar às novas necessidades dos alunos e tornar as aulas mais interativas, com fácil acesso ao conhecimento e às tecnologias. Isso facilita a aprendizagem, além de inserir a universidade ou faculdade em um patamar digital.

Saiba como as novas tecnologias facilitam a aprendizagem

Nas aulas online, os professores podem fazer upload de tarefas, testes e questionários. Os alunos recebem o conteúdo, analisam e fazem os exercícios ou leituras, deixando comentários ou perguntas em caso de dúvidas. Após isso, o professor verifica as entregas e envia feedbacks aos estudantes.

3. Disponibilize o rendimento dos alunos de maneira digital

Going mobile significa acesso a muitos dados de qualquer lugar, a qualquer momento. Os estudantes de hoje são altamente experientes em tecnologia e esperam que sua instituição também seja. Se possível, disponibilize notas, feedbacks, observações, comentários nas tarefas e recados com o auxílio de ferramentas digitais. Aplicativos, e-mails e ambientes de aprendizagem podem facilitar a comunicação e manter o aluno cada vez mais próximo da instituição, mesmo a distância.

Prepare-os para uma vida bem sucedida na sociedade contemporânea, oferecendo conteúdos digitais complementares, como notícias, livros, revistas, artigos científicos e vídeos de qualquer lugar do campus e além.

4. Biblioteca digital

Hoje em dia, a biblioteca ideal é aquela que consegue unir conteúdo offline e online. Ambos são extremamente importantes para que os alunos consigam aprender novos conhecimentos, pesquisar informações e buscar referênciaspara incluir em seus trabalhos acadêmicos, com a maior comodidade e qualidade possíveis.

Minha Biblioteca é uma plataforma com mais de 8000 livros digitais que podem ser integrados ao acervo da biblioteca física já existente na instituição de ensino superior. Ficou interessado em nossa plataforma digital? Entre em contato conosco e solicite nossa proposta comercial!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.