livros de engenharia civil

Saiba quais são os 7 melhores livros de engenharia civil para os estudantes

A engenharia civil é um dos cursos mais procurados da área de exatas. Mas engana-se quem pensa que a carreira envolve apenas cálculos e fórmulas. Pelo contrário, os livros de engenharia civil trazem disciplinas de várias áreas de atuação.

Para desempenhar suas atividades, um engenheiro civil precisa ter conhecimentos, por exemplo, sobre levantamento das condições de solo e rochas, criação de sistemas de transportes, distribuição de água ou canais de escoamento, entre outros.

Além disso, é necessário entender como funciona o estudo aprofundado em técnicas de construção, estrutura de materiais, hidráulica e topografia.

Leia também: A importância do livro “Ciência e Engenharia de Materiais – Uma Introdução”

Conheça mais sobre a engenharia civil

O engenheiro civil atuará diretamente no ramo da construção. Por isso, o profissional formado será capaz de planejar, gerenciar, supervisionar e fiscalizar todas as etapas de uma obra.

Para conquistar o sucesso na carreira, os futuros engenheiros precisam contar com informações confiáveis para a formação de um conhecimento crítico e os ebooks podem ser uma boa fonte para consulta.

Por isso, os livros de engenharia civil ajudam com a apresentação de uma fundamentação teórica, bibliografia específica, estudos de caso, além de mostrarem questões como ética e responsabilidade social.

Saiba mais: Livros de engenharia: quais os principais ebooks para os futuros engenheiros?

Veja quais são os principais livros de engenharia civil

Como há diversos livros de engenharia civil no mercado, separamos os 7 melhores e mais indicados pelos professores.

Introdução à Engenharia Civil

Este livro foi estruturado para acompanhar uma disciplina introdutória de um semestre de engenharia civil. O texto apresenta aos alunos os princípios da engenharia civil e da sustentabilidade por meio de projetos de equipe. O objetivo é fazer o estudante identificar problemas de projeto, definir objetivos, gerar e avaliar alternativas e fazer recomendações para acompanhamento de estudos e projetos.

Administração da Construção Civil, 2ª edição

Esta segunda edição apresenta os tópicos básicos que norteiam o complexo negócio que é o desenvolvimento e a construção da maior parte das instalações e estruturas. Foram incluídos capítulos sobre orçamento, controle de custos e análise de operações de construção, além de materiais relativos ao histórico da construção como área de atuação profissional.