Os melhores livros de Direito Civil: saiba mais sobre eles

O curso de Direito conta com uma matéria específica em que é abordado o conjunto de regras de ordem privada relacionadas aos cidadãos, assim como os seus deveres e direitos, aos bens e às relações em sociedade: o Direito Civil. Esse é um dos principais assuntos tratados na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), devido à sua importância e abrangência.

Na hora de estudar a matéria, é importante encontrar livros de Direito Civil que ajudem no aprendizado e que agreguem à carreira profissional. É indicado que os livros sejam um material atualizado e relevante para que os alunos possam consultá-los e contar com eles a qualquer momento de sua vida acadêmica e sua carreira.

Neste artigo vamos apresentar os melhores livros de Direito Civil para aprofundar o conhecimento na área. Confira!

Quais são os principais livros de Direito Civil? 

Alguns livros são considerados fundamentais para o aprendizado e aprofundamento dos conhecimentos dessa matéria. Confira, a seguir, quatro livros de Direito Civil que consideramos os melhores livros de Direito para você estudar.

Direito Civil – Direito das Obrigações, 3ª edição, de Bruno Miragem 

Este livro de Direito Civil apresenta os fundamentos da disciplina e mostra seus aspectos práticos atuais. Além disso, o livro explora outras áreas do Direito para que seja completo o entendimento da matéria, servindo como um material de constante consulta e atualização.

Instituições do Direito Civil, 32ª edição, de Caio Mário da Silva Pereira 

O livro foi escrito pelo antigo professor de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e passou por atualizações de professores reconhecidos, como Heloísa Helena Barboza e Gustavo Tepedino. A obra, que passa da Teoria Geral do Direito Civil até o Direito das Sucessões, é considerada uma das mais completas sobre o assunto.

Direito Civil esquematizado, 7ª edição, de Carlos Roberto Gonçalves

A vantagem deste título é que o leitor tem acesso aos conceitos de maneira fácil e dinâmica. Por isso, este livro de Direito Civil pode ser útil para quem já estudou a matéria de forma extensiva e quer aprofundar as informações.

Codificação, descodificação, recodificação do Direito Civil brasileiro, 1ª edição, de Mário Luiz Delgado

Este livro de Direito Civil lança um olhar sobre o processo de codificação por meio de uma perspectiva histórica ao contextualizar a elaboração do Código de 2002. A obra ainda se aprofunda na evolução do ordenamento jurídico civil brasileiro e aponta os movimentos de fragmentação e concentração das fontes.

Manual de Direito Civil: o livro de direito mais procurado pelos estudantes

O título escrito pelo professor Flávio Tartuce é direcionado a todos os aplicadores do Direito Privado em geral, como promotores, juízes, advogados e estudantes da graduação e pós-graduação. O trabalho sintetiza posicionamentos do autor sobre as categorias jurídicas, com comentários sobre enunciados doutrinários aprovados nas Jornadas de Direito Civil.

A obra ainda discute eventos históricos promovidos pelo Conselho da Justiça Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça entre 2002 e 2018 que contaram com a participação do autor. As apresentações são acompanhadas de entendimentos ementados e simulados por tribunais brasileiros, com a jurisprudência superior mais atualizada.

O livro de Direito Civil também traz um ângulo interdisciplinar e se relaciona com outros campos do Direito, como Constitucional e do Consumidor. Outro ponto importante da obra é a atualização com as principais alterações promovidas pelo atual Código de Processo Civil e pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Além do mais, desde a edição de 2020, a obra passou a apresentar reflexões práticas e teóricas sobre os impactos causados pela crise da pandemia de covid-19 para o Direito Privado.

Você já ouviu falar em biblioteca digital? Confira as facilidades 

As soluções digitais para bibliotecas permitem oferecer um extenso acervo, além de melhorar a gestão do conteúdo e facilitar a busca por conteúdos. O Ministério da Educação (MEC) passou a exigir das Instituições de Ensino Superior (IES) um amplo catálogo de e-books para oferecer uma bibliografia mais atualizada aos estudantes.

Os polos de ensino a distância ainda podem ter o acervo completamente digital, e as universidades que seguem essas normas conseguem elevar o conceito do MEC.

Veja a seguir as principais vantagens desse recurso.

Redução de custos e espaço

Uma grande vantagem de contar com uma biblioteca digital é diminuir a ocupação de espaço físico na sua instituição. Com isso, também diminuem os custos com energia, pessoal e manutenção do local que seriam empenhados para abrigar livros físicos.

Aumento do acesso à informação

As universidades que adotam uma biblioteca virtual também usufruem do acesso facilitado e rápido às informações. A ferramenta é capaz de oferecer a busca por trechos de obras de maneira descomplicada, o que facilita a rotina dos estudantes.

Credibilidade

A credibilidade da informação é outro diferencial desse recurso em relação aos resultados de buscas na internet, que podem não apresentar segurança. A biblioteca digital apresenta obras de autores reconhecidos, com autenticidade referendada.

Minha Biblioteca disponibiliza enorme acervo para estudantes

Uma das melhores plataformas para IES e empresas do Brasil, a Minha Biblioteca apresenta conteúdos de qualidade para universitários e quem busca atualização profissional. Os milhares de títulos incluídos na plataforma são de grandes editoras acadêmicas do país.

O acervo digital apresenta temáticas, como Direito Civil, Direito Trabalhista, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Penal, entre outras. Quem utiliza a ferramenta pode contar com recursos como marcador de página, mecanismo para anotação e realce, acesso rápido ao sumário e pesquisa por palavra-chave.

Quer conhecer ainda mais as nossas facilidades? Entre em contato conosco e descubra como as nossas soluções podem ajudar.

Gostou deste conteúdo? Este e outros artigos você pode encontrar no nosso blog:

Conheça a Minha Biblioteca

Criada para oferecer acesso rápido e fácil aos principais e-books recomendados nas disciplinas acadêmicas, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital com catálogos segmentados em várias áreas de conhecimento.

Oferecendo diversas vantagens para as instituições de ensino superior, como redução do espaço para o acervo físico e ampliação do acesso aos livros a todos os usuários por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, a Minha Biblioteca contribui para a inovação tecnológica na educação superior.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite mais informações.