A tecnologia já trouxe diversos avanços para a área da educação ao longo dos últimos anos, sendo hoje possível ter acesso a cursos e materiais ricos em qualquer lugar do mundo apenas pela tela de um computador ou até mesmo smartphone. Porém, as revoluções não param por aí: o machine learning e a inteligência artificial mostram que são tendências que vieram para ficar e ajudar a forma com que lidamos com a educação.

Quer entender melhor o que é machine learning e como essa tecnologia pode atuar na educação? Confira este texto!

O que é machine learning?

O machine learning ou “aprendizado de máquina”, em português, se trata de uma tecnologia que utiliza inteligência artificial como base e algoritmos que aprendem interativamente por meio de dados coletados em suas interações.

Ou seja, com o uso do machine learning, nós ensinamos a máquina a aprender as coisas e, assim, realizar determinadas tarefas sozinha.

Como essa tecnologia pode ser utilizada no setor da educação?

A tecnologia do machine learning e da inteligência artificial podem ajudar muito no processo de democratização da educação, já que seus sistemas podem ser acessados e alimentados por pessoas do mundo todo.

Além disso, o machine learning pode ser utilizado por professores e estudantes em diversas atividades, contribuindo com o desenvolvimento e a potencialidade cognitiva dos alunos.

Confira abaixo alguns exemplos práticos das possibilidades de uso do machine learning no setor da educação!

Análise de redações e feedbacks

A tecnologia do machine learning também pode ser usada para analisar redações e traçar o caminho de sucesso para que os estudantes escrevam melhor, auxiliando no trabalho de professores e instrutores.

A vantagem desse sistema é que o acesso à educação seria mais abrangente e em larga escala, além de o aluno poder obter feedbacks imediatos, que o ajudarão a entender seus erros e continuar trabalhando para corrigi-los no mesmo momento, aumentando a sua produtividade.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Avaliação do interesse do aluno pelo curso

Com a aplicação do machine learning nas ferramentas de EAD, também pode-se conseguir avaliar o interesse do aluno pelo aprendizado e prever se ele pretende abandonar um determinado curso, por exemplo.

Isso é possível com as análises realizadas pelo sistema com relação à frequência de acessos e tempo de permanência do aluno no ambiente de aula virtual.

Esse tipo de estratégia dá aos professores do curso a possibilidade de reverter a situação, conversando com o aluno e entendendo o que pode ser feito para melhorar a sua interação com as atividades ou lidar com suas dificuldades.

Personalização do conteúdo

A inteligência artificial e o machine learning também podem ser utilizadas nos sistemas de e-learning, trabalhando em diversas partes do processo, inclusive na personalização do conteúdo.

Isso porque os algoritmos de machine learning conseguem identificar os tipos de atividades que cada aluno demonstra mais interesse e mais habilidade, de acordo com seu histórico de uso da plataforma, unindo isso ao objetivo de ensino do curso, o que proporciona um aprendizado mais personalizado e, portanto, mais efetivo.

Falando em personalização, a Minha Biblioteca oferece diversas ferramentas para facilitar os estudos, como: realces nos textos com opções de cores, anotações nos livros, marcações de páginas, busca dinâmica, entre outros.

Estamos sempre ligados às novidades do mercado da educação e biblioteconomia, para oferecer um conteúdo de qualidade a quem nos segue. Caso precise de uma biblioteca digital para sua instituição de ensino, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!

Compartilhe: