Humberto Theodoro Júnior: conheça a biografia e os principais livros do autor

Humberto Theodoro Júnior: conheça a biografia e os principais livros jurídicos do autor

Humberto Theodoro Júnior é um advogado renomado, além de professor e magistrado aposentado. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro (1961) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando ao longo da sua carreira principalmente nos temas: sentença e processo legal. Como autor, elaborou diversas obras na área de Direito Processual de muito sucesso no meio acadêmico.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a biografia e os principais livros jurídicos do autor Humberto Theodoro Júnior. Continue acompanhando!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Um pouco sobre a carreira de Humberto Theodoro Júnior

O autor Humberto Theodoro Júnior é reconhecido por suas obras acadêmicas, mas também atuou como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Além disso, também foi professor titular em faculdades mineiras importantes como a Faculdade de Direito da UFMG, na Faculdade Milton Campos e a Universidade Federal de Uberlândia.

A seguir, confira um breve resumo sobre suas principais obras acadêmicas:

Lei de execução fiscal

Nesta obra, o autor Humberto Theodoro Júnior oferece uma análise completa e detalhada sobre a Lei n.6.830/80, abordando todos os temas de maior importância prática, de maneira a possibilitar o estudo eficiente da lei de execução fiscal.

Conta também com selecionada jurisprudência organizada por artigos, proporcionando uma consulta ágil e prática, sendo uma obra acadêmica muito útil para todos que militam no foro, seja na advocacia, na magistratura ou no Ministério Público.

Novo Código de Processo Civil Anotado, 21ª edição

O Novo Código de Processo Civil, que foi concebido pela Lei 13.105, de 16 de março de 2015, atualizou o direito processual civil brasileiro. Com o objetivo de implantar um processo justo, assegurado na ordem constitucional como um direito fundamental.

Relacionado com o Código anterior é possível notar que alguns institutos processuais realmente novos foram criados, enquanto outros foram eliminados. No entanto, em proporção à sistemática do CPC de 1973, ainda se mantém a orientação jurisprudencial traçada pelos tribunais durante o regime da legislação substituída pelo novo CPC.

Curso de Direito Processual Civil – Vol. II, 52ª edição

Para manter o compromisso de manter os leitores sempre atualizados, o presente curso foi completamente reformulado. Com o objetivo de abordar o novo Código de Processo Civil. Vale ressaltar que a estrutura da obra acompanha a organização do Novel Diploma Legal, além de contar com notas de correspondência com os dispositivos do Código anterior.

Dano Moral, 8ª edição

O dano moral é uma modalidade de ato ilícito amplamente debatido em juízo e expressamente previsto no direito positivo. No entanto, ainda não possui uma conceituação e dimensionamento definidos de forma clara na lei.

Desse modo, cabe à doutrina e à jurisprudência a tarefa de construir de maneira mais clara a teoria da reparação do dano dito não patrimonial. Por isso, a oitava edição da obra Dano Moral foi elaborada com cuidadoso levantamento de julgados mais recentes de diversos tribunais do Brasil.

Humberto Theodoro Júnior também possui outras obras de muito sucesso no meio acadêmico, como por exemplo:

• Direitos do Consumidor, 9ª edição
  • Curso de Direito Processual Civil – Vol. I, 59ª edição
  • Curso de Direito Processual Civil – Vol. III, 51ª edição
  • Curso de Direito Processual Civil – Vol. III, 50ª edição
  • Curso de Direito Processual Civil – Vol. I, 59ª edição

Confira as obras de Humberto Theodoro Júnior na Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros formada pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do país (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva), que disponibiliza títulos técnicos e científicos completamente online e acessíveis por qualquer dispositivo com acesso à internet.

biblioteca digital conta com mais de 7 mil títulos, inclusive todas as obras citadas no artigo de hoje sobre o autor Humberto Theodoro Júnior. Um recurso tecnológico inovador para consultar as principais obras acadêmicas das mais variadas áreas do conhecimento.

Para conferir esses e outros títulos da Minha Biblioteca, entre em contato com a nossa equipe ou se a sua instituição já possui a Minha Biblioteca, é só acessar a plataforma e boa pesquisa!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.