Saiba como a EAD contribui para a democratização do ensino

Democratizar o acesso à educação sempre foi um dos maiores desafios do Brasil. Com a evolução da tecnologia, esse processo se tornou um pouco menos complexo graças à quantidade de conhecimento que pode ser acessado pela internet e à popularização da Educação a Distância (EAD).

Nesse contexto, o Ensino a Distância se tornou uma alternativa para a formação de todos aqueles que não desejam ou simplesmente não podem encarar a rotina de uma formação tradicional — seja devido às suas realidades econômicas ou geográficas, seja pela indisponibilidade de tempo.

Os benefícios propiciados pela Educação a Distância são diversos, vão desde a diminuição de custos e limitações geográficas até a flexibilidade no aprendizado. O que todas essas vantagens possuem em comum é o impacto que exercem sobre o processo de democratização do ensino — e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Na sequência, entenda melhor como a EAD contribui para democratizar o ensino.

Maior comodidade e economia de tempo

O modelo tradicional de educação é notadamente elitizado por dois fatores centrais:

• Cargas horárias elevadas: além das muitas horas de aulas presenciais, o ensino tradicional exige que o estudante dedique significativa parcela do seu dia para a formação, o que nem sempre é uma possibilidade para aqueles que precisam trabalhar para custear a própria subsistência;
  • Limitações geográficas: grande parte das instituições de ensino se encontram em polos urbanos ou em regiões específicas de uma cidade, fazendo com que seja necessário tempo e gastos a mais que são despendidos com locomoção.

Os cursos a distância (devidamente regulamentados pelo MEC) têm, obrigatoriamente, a mesma carga horária dos cursos presenciais. No entanto, a ausência de deslocamento até a instituição resulta em uma grande economia de tempo e transporte.

Desse modo, torna-se muito mais fácil para o estudante encaixar os estudos tanto no seu orçamento quanto na sua disponibilidade de tempo.

Flexibilidade de horários

O Ensino a Distância é uma excelente opção para aquelas pessoas que, por algum motivo, são impossibilitadas de estar presente diariamente na sala de aula e acompanhar a carga horária dos cursos presenciais.

Nesse modelo de ensino, os alunos têm a chance de estudar no horário mais adequado para suas rotinas, sendo possível alternar o horário de aula a cada dia ou até mesmo redistribuir o tempo de estudo conforme os dias que dispõem para esse fim.

Redução de custos

O modelo de EAD permite a disponibilização de formações tão completas quanto as oferecidas pelo formato presencial por preços muito mais acessíveis. Isso sem falar de impostos, custos de manutenção e segurança do estabelecimento, entre vários outros. Tudo isso se traduz na democratização do ensino com redução de custos.

Ao passo que reitores e gestores podem ampliar seu rol de alunos, os estudantes conquistam mais facilidade e flexibilidade para acessar a educação superior.

Formato de educação mais atraente

A realidade é que os modelos tradicionais de educação têm se mostrado deficientes em determinados aspectos, a começar pela frequente incoerência em relação às exigências do mundo contemporâneo.

Na educação presencial, existe uma série de queixas acerca de aulas monótonas, conteúdos obsoletos ou cansativos e dificuldade para se encontrar livros e materiais de estudo de qualidade. A tendência é que o estudante da atualidade priorize aulas interativas e objetivas, conteúdos digitais e, sobretudo, agilidade para os estudos.

Todos esses aspectos são perfeitamente supridos no modelo de EAD, desde que o formato de ensino não se restrinja a aulas online e tutores remotos. A disponibilização de livros e conteúdos online para os alunos também é imprescindível, bem como uma biblioteca virtual repleta de títulos acadêmicos de qualidade.

Como a Minha Biblioteca pode ajudar?

Para manter a qualidade de uma instituição de ensino a distância, será necessário investir em tecnologias e em uma biblioteca digital como a Minha Biblioteca.

Por meio da nossa plataforma digital de livros, os estudantes têm acesso a milhares de títulos acadêmicos das editoras mais importantes do país, das mais diversas áreas do conhecimento, de maneira ágil e simples, tornando, desse modo, a EAD completa e democratizada.

Deseja aproveitar todos esses benefícios e implementar na sua instituição? Entre em contato e solicite uma proposta comercial!

Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino superior!