Quem, há alguns anos, imaginaria que livros pesados de papel poderiam ser trocados por versões digitais leves e práticas? Mesmo que poucos tenham apostado nisso, o livro eletrônico já possui uma forte presença entre os brasileiros.

A tecnologia já é parte integrante e fundamental na rotina da maioria dos estudantes. Se antes para ler uma notícia era necessário esperar o jornaleiro, agora basta sacar o smartphone do bolso e tocar algumas vezes na tela. Se você quer comprar alguma coisa, não precisa gastar preciosas horas para pesquisar preços e ir à loja, bastam alguns minutos para, com meia dúzia de cliques, adquirir praticamente qualquer coisa.

Era inevitável que tanto avanço tecnológico transformasse hábitos tão tradicionais, inclusive o de ler. Quem ainda não se atualizou, precisa carregar muito peso extra na mochila e ainda não conta com diversas facilidades que a era digital trouxe.

O e-book é um livro em formato digital, que pode ser visualizado em diversos eletrônicos, como celulares, PDAs, leitores de livros digitais e computadores. O termo, por sua vez, é uma abreviação de “Eletronic Book”, que traduzido significa “Livro Eletrônico”.

Ele pode ser adquirido pela internet e é exatamente como um livro tradicional. Possui capa, sumário, introdução. Só que com muitas facilidades por um custo muito menor, o que, convenhamos, ajuda os universitários a economizarem seu precioso dinheiro com livros caros e grandes.

Há quem diga que o livro nunca será substituído pelo e-book, e talvez essa opinião possa estar correta, mas com certeza os livros eletrônicos vieram para ficar – ainda mais com telas cada vez mais semelhantes ao papel. Com tantos benefícios, entende-se por que eles têm feito tanto sucesso.

Compartilhe: