Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC

Definir o curso para o qual você vai prestar vestibular é uma das decisões mais importantes quando se trata de investir na carreira profissional. Apesar de ser apenas o primeiro passo para se alcançar o sucesso, a escolha da instituição de ensino pode influenciar bastante nos seus resultados futuros. Nesse cenário, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em conta, por exemplo, como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC, para assim garantir a melhor escolha.

Conhecido como Ministério da Educação, o MEC é o órgão do governo que coordena e supervisiona tudo que é relacionado à Política Nacional de Educação Superior no Brasil. Sendo assim, através da SESu, uma secretaria especializada, as instituições de ensino superior são avaliadas e recebem notas, que ajudam os alunos a avaliarem suas qualificações e tomarem suas decisões.

A avaliação produz um sistema de notas que variam de 1 a 5. Nesse caso, as notas de 1 a 2 são apontadas como insuficientes e, consequentemente, podem acarretar no fechamento de cursos ou até mesmo da universidade. A partir da nota 3, os cursos são considerados de qualidade suficiente. Já as notas 4 e 5 são atribuídas aos cursos de excelência.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC?

O modelo utilizado para analisar as universidades é chamado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e trabalha avaliando componentes como: a instituição, os cursos, o desempenho dos estudantes, a qualificação do corpo docente, as instalações físicas, a responsabilidade social, entre outros.

O Sinaes é composto também por instrumentos de avaliação mais específicos, dentre eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Todas as informações apanhadas por meio dessas avaliações são reunidas e servem de base para uma análise da qualidade da universidade. Além disso, as instituições conseguem acessar esses dados, o que as ajuda no momento de implementar melhorias. Assim, cursos espalhados por todo o País têm oportunidade de crescimento.

Por que a biblioteca digital é importante nesse contexto?

As universidades que apostam em uma biblioteca digital, tanto para bibliografia básica quanto complementar, têm maiores chances de aumentar a nota de avaliação do MEC, já que passam a disponibilizar os melhores títulos em versão online, além de obras de qualidade sempre atualizadas e com praticidade de acesso e customização por alunos e professores.

Além de contar com uma plataforma virtual repleta de obras reconhecidas pelo MEC, é necessário investir em mobilidade, portanto é indispensável que a universidade invista em soluções de fácil acessibilidade através de dispositivos móveis.

Agora que você já entendeu como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC, já pode decidir o seu curso sem medo de cair em uma cilada. Aproveite para conhecer o acervo digital da Minha Biblioteca, que conta atualmente com mais de 8.000 títulos das principais editoras acadêmicas do País. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!