Idalberto Chiavenato

Idalberto Chiavenato: conheça a biografia e os principais livros de administração e RH do autor

Sendo o autor brasileiro que publicou obras em espanhol e responsável por vários best sellers, Idalberto Chiavenato é altamente reconhecido pela excelência de suas obras, sendo uma referência nos segmentos de administração e RH. Não só pela contribuição literária, mas principalmente por sua grande influência na definição e aplicação conceitos inovadores aplicados ao cotidiano das organizações bem-sucedidas.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o currículo e a vida do autor Idalberto Chiavenato e suas principais obras de administração e RH. Continue lendo!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!

Conheça a vida e a carreira do autor Idalberto Chiavenato

Doutor e Mestre em administração pela City University of Los Angeles-CA, o autor Idalberto Chiavenato possui um currículo acadêmico invejável. Também é graduado em Filosofia/Pedagogia, além da especialização em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo e em Direito pela Universidade Mackenzie.

Como especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, foi convidado como professor para diversas universidades no exterior. Sua bibliografia conta com mais de 30 livros de sucesso, além de diversos em artigos em revistas especializadas.

Leia também: Manoel Gonçalves Ferreira Filho: conheça a biografia e os principais livros jurídicos do autor

Já recebeu vários prêmios e distinções, como dois títulos de Doutor Honoris, devido sua contribuição notória à administração geral e de RH. Além de ser o autor do livro mais vendido na área de administração: “Teoria Geral da Administração”. A seguir confira um breve resumo sobre suas principais obras:

Gestão de vendas: uma abordagem introdutória

O livro “Gestão de vendas: uma abordagem introdutória” trata, entre outras coisas, da transformação do vendedor em um gestor de vendas, diante da competitividade do mercado e da necessidade de uma equipe integrada e coesa. A obra é organizada em 9 capítulos e traz um estudo relevante sobre a conceituação e a amplitude da área comercial, além de abordar sobre segmentos relacionados, como marketing, logística, propaganda e promoção, produtos e outros.

Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações

Essa obra apresenta aos leitores as principais soluções para que os profissionais da Era da Informação possam planejar, organizar e identificar os aspectos ideais de um bom emprego. Tratando dos impactos de desenvolvimento tecnológico, a intensa globalização da economia e as transformações das organizações no mercado de trabalho contemporâneo.

Leia também: Paulo Roberto Barsano: conheça a biografia e os principais livros do autor

Teoria Geral da Administração: Abordagens Prescritivas e Normas, Volume 1

Essa obra é um verdadeiro marco para a administração. O livro apresenta o fundamento teórico da área, porém acompanhado de soluções concretas e cases de aplicações práticas. Além disso,  Chiavenato traz para o leitor um material completo para reflexão e análise das principais teorias que envolvem o segmento.

Além de todas as obras acadêmicas abordadas, Idalberto Chiavenato é reconhecido também por publicações muito famosas como:

  • Administração: teoria, processo e prática
  • Comportamento Organizacional: a Dinâmica do Sucesso das Organizações
  • Introdução à Teoria Geral da Administração: Edição Compacta
  • Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração
  • Administração Geral e Pública: Provas e Concursos
  • Teoria Geral da Administração: Abordagens Descritivas e Explicativas, Volume II
  • Administração de Recursos Humanos: Fundamentos Básicos
  • Gestão financeira: uma abordagem introdutória
  • Gestão da produção: uma abordagem introdutória
  • Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Como Incrementar Talentos na Empresa
  • Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho: Como Reter Talentos na Organização
  • Empreendedorismo: Dando Asas ao Espírito Empreendedor
  • Gestão de materiais: uma abordagem introdutória
  • Gerenciando com as Pessoas: Transformando o Executivo em um Excelente Gestor de Pessoas
  • Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal: Como Agregar Talentos à Empresa
  • Desempenho Humano nas Empresas: Como Desenhar Cargos e Avaliar o Desempenho para Alcançar Resultados
  • Carreira e Competência: Você é Aquilo que Faz! – Como Planejar e Conduzir seu Futuro Profissional
  • Introdução à Teoria Geral da Administração

Leia também: Celmo Celeno Porto: conheça a biografia e os principais livros de medicina do autor

Confira as obras de Idalberto Chiavenato na Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil, criando uma plataforma única e inovadora Por meio disso, disponibiliza uma biblioteca digital com os livros técnicos e científicos mais utilizados do país, que pode ser acessada de qualquer dispositivo com acesso a internet.

São mais de 7 mil títulos, inclusive todas as obras de Idalberto Chiavenato que citamos no artigo de hoje. Com isso, garante um recurso tecnológico eficiente para que os estudantes conheçam toda a bibliografia do autor e professores possam montar planos de aula alinhados a conteúdos relevantes.

Para conhecer um pouco mais sobre as vantagens e recursos da nossa biblioteca online, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!