Biblioteca Digital Mundial

Conheça o acervo da Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library)

Já imaginou ter acesso gratuito a obras de diversos autores nacionais e internacionais sem sair de casa? Isso é possível por meio da Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library).

Resultado de uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em parceria com 32 outras instituições de vários países, a Biblioteca Digital Mundial reúne um precioso acervo com obras dos mais conceituados autores.

Os conteúdos estão disponíveis em documentos, livros, mapas, textos, fotos, gravações e filmes, em 50 idiomas, traduzidos para sete línguas: português, francês, inglês, espanhol, russo, chinês e árabe.

O projeto surgiu com o objetivo de fornecer recursos para a pesquisa de educadores, acadêmicos e bibliotecários, por meio do acesso ao acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países. Essa ação promove uma compreensão intercultural e ainda possibilita a expansão de conteúdo relevante na internet, o que é essencial na Era da Informação.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Destaques do acervo da Biblioteca Digital Mundial

Entre os documentos digitalizados disponíveis no acervo da Biblioteca Digital Mundial estão verdadeiros tesouros culturais como:

• O Conde de Genji: obra da literatura japonesa, considerado um dos romances mais antigos do mundo;
  • Os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei da Espanha em 1562;
  • Fotografias antigas da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil;
  • Bíblia do Diabo: o maior manuscrito medieval do mundo, que pertence a Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia;
  • Manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito.
  • Hyakumanto Darani: um documento japonês publicado em 764, considerado o primeiro texto impresso da história;
  • A Bíblia de Gutenberg;
  • Declaração de Independência dos Estados Unidos;
  • Constituições de inúmeros países;
  • Pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A .C.

Todos os documento disponíveis na Biblioteca Digital Mundial possuem uma breve descrição do seu conteúdo e significado. O site é bastante intuitivo, sendo possível realizar buscas por períodos históricos, locais, tipos de documento e instituições.

A Biblioteca Digital Mundial é, sem dúvidas, um exemplo de ferramenta que estimula o processo criativo e a criação de uma base sólida de conhecimento.

Conheça as vantagens da Minha Biblioteca

Assim como a Biblioteca Digital Mundial, a Minha Biblioteca oferece livros digitais que contribuem para os estudos e pesquisas, além de facilitarem a elaboração do plano de aula, que é pautado pela bibliografia básica e complementar. Através de uma assinatura mensal, os usuários terão acesso a mais de 7.000 títulos de qualquer dispositivo móvel com internet.

A plataforma digital de livros é formada pelas principais editoras de títulos acadêmicos do Brasil (Grupo A, Gen-Atlas, Manole e Saraiva) e oferece acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade de diversas áreas de especialização, tais como: direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.

No âmbito da instituição de ensino superior (EAD ou presencial), a implementação da biblioteca digital impulsiona a avaliação do MEC. Caso queira saber mais sobre o contexto da educação a distância, entenda a importância da regulação da EAD no contexto da biblioteca digital.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos representantes comerciais!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!