as bases farmacológicas da terapêutica

“As bases farmacológicas da terapêutica”: entenda os pontos essenciais

A farmacologia é o ramo da ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. Por isso, o livro “As bases farmacológicas da terapêutica” é um dos mais recomendados por professores da área.

Considerado um dos principais livros da farmacologia, a obra é indicada para profissionais e estudantes dos cursos de farmácia, biomedicina, medicina, enfermagem, veterinária, fisioterapia e demais áreas da saúde.

Rico em informações e conceitos, “As bases farmacológicas da terapêutica” está sempre entre as obras mais procuradas pelos alunos nas plataformas digitais de acesso a conteúdos.

A farmacologia como ciência

Antes de falarmos mais profundamente sobre o livro, é preciso entender o que a farmacologia estuda efetivamente. Como dito, a disciplina atua na análise dos efeitos das substâncias sobre os sistemas biológicos.

Vale ressaltar que droga é qualquer substância de origem natural (animal, vegetal, microbiológica, mineral), sintética ou semi-sintética, que ocasiona uma alteração no funcionamento biológico por suas ações químicas sobre o organismo vivo.

Neste sentido, o estudo da farmacologia está ligado aos fármacos que trazem efeitos benéficos à saúde. Já os efeitos causados por agentes tóxicos são estudados pela toxicologia.

Leia também: “Farmacologia básica e clínica”: o que os estudantes precisam aprender

Veja qual o caminho dos fármacos no organismo

Ao serem introduzidos no organismo, os medicamentos sofrem quatro formas de ação: absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Para que faça efeito, é preciso que o fármaco passe por ao menos um destes processos. Veja mais detalhes abaixo:

Absorção: todo o fármaco precisa chegar à corrente sanguínea para haver efeito. Isto pode acontecer através da via oral, cutânea, subcutânea, muscular, respiratória e retal.

Distribuição: a distribuição é a modificação do medicamento da circulação sanguínea para o tecido. Neste processo, há a forma livre, quando está apenas o medicamento cursando livremente pelos vasos capilares. Há também a forma ligada, com o medicamento associado a uma proteína transportadora, que fará que o medicamento aumente seu tamanho impedindo a passagem nos vasos capilares.

Metabolização: este processo acontece quando o fármaco é transformado em outra substância, na maioria dos casos, por meio da ação de enzimas. Ocorre comumente no fígado, rins, pulmões e tecidos nervosos. O metabolismo acontece para que a substância seja eliminada posteriormente pelo organismo.

Excreção: este caso ocorre quando o fármaco já está pronto para ser expelido do organismo. É a saída do medicamento por meio de diferentes vias. O modo mais convencional é pelos rins, porém, também pode ser excretado através dos pulmões, fezes, lágrimas, suor, saliva e suco biliar.

Conheça um pouco mais de “As Bases Farmacológicas da Terapêutica”

A bíblia azul da farmacologia. Desta forma, é mundialmente chamado o livro “As Bases Farmacológicas da Terapêutica”. O clássico acadêmico teve sua 1ª edição lançada em 1941.

A nova edição de Goodman & Gilman, além de permanecer fiel ao histórico de excelência e rigor editorial, apresentando conteúdos relevantes ao contexto médico atual, valoriza ainda mais o teor didático da apresentação dos assuntos.

Assim, o livro emprega novos recursos gráficos, como tabelas de resumo dos fármacos, listas de siglas, sumário detalhado no início de cada capítulo e quadros de informações complementares ao longo do texto.

O livro é composto de 79 capítulos e compreende desde a invenção de fármacos e a indústria farmacêutica até opióides, analgesia e tratamento da dor, passando por toxicologia ambiental, carcinógenos e metais pesados.

Completo e referência no estudo da farmacologia, “As Bases Farmacológicas da Terapêutica” é um livro recomendado para o conhecimento mais aprofundado sobre a disciplina.

Acesso disponível em qualquer dispositivo

Os estudantes da área de medicina e saúde precisam ter acesso a diversos livros durante a graduação.

Muitas das obras são pesadas e, por isso, contar com o apoio de uma plataforma digital de e-books que reúna os principais títulos, atualizados e em texto completo, é imprescindível para uma formação de qualidade e constante atualização profissional.

Neste contexto, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca foi criado para disponibilizar inúmeros livros de autores renomados, através da assinatura individual de catálogos segmentados em 7 áreas do conhecimento, inclusive, Saúde e Medicina.

Com a melhor relação custo-benefício, além da facilidade e praticidade de acesso aos e-books em qualquer lugar – basta ter um dispositivo com internet –, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca é a opção perfeita para estudantes e profissionais em busca de um amplo acervo virtual de e-books.

O catálogo de Saúde e Medicina, por exemplo, reúne mais de 3 mil títulos e é referência para os professores que indicam as obras nas bibliografias dos cursos. Além disso, a plataforma Minha Biblioteca oferece recursos que facilitam o aprendizado e a leitura online.

Se você quer conhecer ter acesso ao livro “As Bases Farmacológicas da Terapêutica” e outras obras do acervo, acesse o site e veja mais vantagens.