5 dicas para manter os alunos satisfeitos com sua instituição de ensino

Nos dias atuais, com o aumento de vagas cada vez maior no ensino superior, é indispensável que a sua instituição de ensino mantenha uma boa reputação e valorize acima de tudo a fidelização dos alunos, apostando em estratégias que ajudem a deixá-los satisfeitos e, de quebra, melhorem a qualidade do ensino.

Por que é importante deixar os alunos satisfeitos com a instituição de ensino?

Apostar na fidelização do aluno pode trazer diversas vantagens para uma instituição de ensino, já que, em primeiro lugar, é muito mais barato promover a satisfação do estudante antigo do que captar novos. Afinal, essa prospecção de alunos exige investimentos com divulgações, ampliação de equipes ou contratação de serviços de fornecedores.

Outro ponto muito importante é que ao manter os alunos satisfeitos, as taxas de retenção de estudantes são elevadas, o que consequentemente reduz os índices de evasão. Além disso, esses alunos que já são fiéis à instituição passam a recomendar o local para seus conhecidos e amigos, o que é considerado pelas universidades uma das melhores estratégias no momento de ganhar novos estudantes (o tal do marketing boca a boca).

Sem contar que, além da instituição evitar a perda de estudantes para a concorrência, um aluno satisfeito ajuda ainda a melhorar a sua imagem no mercado. Essa imagem positiva auxilia, entre outras coisas, na contenção de crises e a atrair novos talentos para a equipe.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

5 dicas que ajudam a manter os alunos satisfeitos com sua instituição de ensino

Confira abaixo a lista de dicas!

1. Oferecer WiFi gratuito

Oferecer WiFi gratuito é fundamental para qualquer instituição, já que o uso da internet sem fio amplia as possibilidades pedagógicas e os alunos passam a acessar conteúdos de ensino em todos os ambientes do local, o que favorece as pesquisas e estudos.

2. Realizar pesquisas de satisfação

Aplicar pesquisas qualitativas e quantitativas no próprio campus é uma excelente estratégia para medir o nível de satisfação dos alunos da instituição de ensino. Elas podem ser feitas de forma impressa ou pela internet.

3. Manter boa comunicação

Manter uma boa comunicação com os estudantes, ou seja, investir em um atendimento de qualidade e na gestão efetiva do relacionamento com o aluno, é outra ótima opção. Dessa forma, a instituição consegue dialogar e detectar com antecedência determinados problemas que possam levar o aluno a desistir do curso e, consequentemente, encontrar soluções eficientes para convencê-lo a não abandoná-lo.

4. Contar com um corpo docente de qualidade

Os professores motivados são fundamentais para uma educação de qualidade e para a manutenção da boa reputação da instituição de ensino, pois são eles os responsáveis por desenvolver as capacidades e talentos dos alunos, oferecer incentivos aos mais desmotivados e também criar vínculos que podem ajudar na satisfação pessoal dos estudantes.

5. Investir em uma biblioteca digital

Por fim, investir em uma biblioteca digital sem dúvidas é uma das melhores estratégias para manter os alunos satisfeitos com a instituição de ensino, já que em um mundo cada vez mais conectado, passa a ser indispensável ferramentas que facilitem pesquisas, estudos e trabalhos acadêmicos.

Dessa forma, quando a universidade aposta em uma plataforma online para complementar sua biblioteca física, automaticamente aumenta a qualidade de vida não apenas dos alunos, como também dos professores.

Além disso, são diversos os benefícios da biblioteca virtual, tais como o acesso ao conteúdo simultâneo a todos os alunos, o que dispensa a necessidade de ficar em uma fila de espera; e a possibilidade de consultar o acervo de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, bastando apenas estar conectado à internet por meio de smartphones, tablets ou computadores.

Minha Biblioteca oferece livros digitais que podem ser integrados ao acervo da biblioteca física de qualquer instituição de ensino superior. Deseja saber mais sobre nossos benefícios? Entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!