5 livros que todo empreendedor deveria ler

Aproveitar o começo de ano para colocar a leitura em dia é uma boa forma também de manter seu negócio atualizado. Seja um livro mais técnico ou uma história mais leve, os empreendedores podem escolher alguns títulos para se inspirar, inovar e encontrar novas motivações. Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a obter sucesso na carreira empreendedora:

A Economia da Estratégia
BESANKO, D. ; DRANOVE, D. ; SHANLEY, M. ; SCHAEFER, S.
Com contribuição de Besanko, Dranove, Shanley e Schaefer, este aclamado texto estuda e analisa a estratégia, acima de tudo, mas não exclusivamente, do ponto de vista econômico. A obra é dividida em quatro classes de questões de grande abrangência:  As fronteiras da empresa; Mercado e análise competitiva; Posicionamento e dinâmica; Organização interna. Uma ótima opção de leitura para aprimorar o seu planejamento estratégico.

A Estante do Administrador
PIERCE, John L. ; NEWSTROM, John W.
A obra reúne resumos de 45 livros de sucesso na área da administração, expressando as mais diversas ideias e teorias. Este livro é uma excelente escolha para você que não dispõe de muito tempo livre e quer estar a par de temas atuais e relevantes para o seu futuro negócio.

A Nova Geração de Empreendedores : guia para elaboração de um plano de negócios
LENZI, Fernando César

Dividido em cinco capítulos, o livro fala sobre o cotidiano dos empreendedores e explora vários assuntos, desde a concepção de uma ideia até as principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas.

A prática da tomada de decisão
ABRAMCZUK, André A.

Decidir com objetividade é o ideal de todo executivo e administrador, principalmente quando a decisão deva conciliar múltiplos critérios, exigências e preferências de várias partes interessadas. Este livro apresenta, com rigorosa fundamentação em conceitos, princípios e regras, um recurso matemático de apoio a decisões que em muito contribui para que a qualidade das decisões se aproxime deste ideal. Compreensível, confiável e prático, este recurso matemático se caracteriza pela simplicidade lógica e robustez, qualidades que o fazem radicalmente diferente de outros recursos matemáticos que se oferecem com o mesmo propósito.

Os Segredos das Empresas Mais Queridas
SISODIA, Rajendra S.; SHETH, Jagdish N. ; WOLFE, David B.

As empresas bem-sucedidas de hoje são aquelas que levam em consideração todos os públicos de interesse: clientes, empregados, fornecedores, parceiros da cadeia de suprimentos, comunidades de atuação e investidores. Os autores mostram nesta obra que as empresas que fazem o bem ao mesmo tempo em que fazem bem as suas coisas conquistam cada vez mais espaço no coração e na mente dos consumidores. Este é um texto sobre liderança e sobre a cultura que os líderes das empresas mais queridas nutrem e desenvolvem.

Todas as obras citadas acima estão disponíveis no site Minha Biblioteca