Sendo um nome de extrema importância no meio acadêmico e jurista, Gilmar Mendes nasceu no dia 30 de dezembro de 1955. Já atuou como professor, magistrado e jurista, ocupando o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal desde 20 de junho de 2002 (até o momento), além de presidir a corte entre 2008 e 2010.
Também atuou como advogado-geral da União em janeiro de 2000. Em 2009, a Revista Época elegeu Gilmar Mendes como um dos 100 brasileiros mais influentes. Quer saber mais sobre o condecorado jurista? No artigo de hoje vamos apresentar a biografia e os principais livros jurídicos do autor. Continue lendo!
A carreira docente e acadêmica de Gilmar Mendes
Gilmar Mendes é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), instituição onde concluiu o mestrado em Direito, em 1987. Em 1989, concluiu seu segundo mestrado na Universidade de Münster, na Alemanha.
Atuou como professor na Universidade de Brasília, lecionando Direito Constitucional na graduação e pós-graduação. Além disso, foi professor e sócio-fundador no Instituto Brasiliense de Direito Público e na Escola de Direito de Brasília.
A seguir, acompanhe um breve resumo sobre os principais livros jurídicos do autor Gilmar Mendes:
Direitos fundamentais e controle de constitucionalidade – Estudos de Direito Constitucional, 4ª edição
Esta obra foi dividida em duas partes para analisar a proteção dos direitos fundamentais conferida pelo controle de constitucionalidade, sendo a primeira parte responsável por delinear as dimensões dos direitos fundamentais, explicando seus significados.
Disponibilizando anotações sobre o direito adquirido no Código Civil de 2002. Já a segunda parte conta com um estudo do controle de constitucionalidade, abrangendo a evolução do direito brasileiro.
Ao longo da obra, o direito constitucional alemão também é estudado, levando em conta a experiência vivida pelo autor.
Série IDP – Jurisdição constitucional: o controle abstrato de normas no Brasil e na Alemanha, 6ª edição
Esta obra retrata o controle abstrato de normas no Brasil e na Alemanha, apresentando novas reflexões sobre o sistema de constitucionalidade brasileiro, sendo uma referência obrigatória para estudiosos de jurisdição constitucional no direito pátrio.
Série IDP – Curso de direito constitucional, 12ª edição
A experiência profissional dos autores garante a atualização constante dos conteúdos abordados nesta obra. A 12ª edição manteve a estrutura básica do livro, mas os textos foram atualizados de acordo com a legislação e jurisprudência mais recente.
Não deixe de conferir outros livros jurídicos de sucesso do autor Gilmar Mendes, como por exemplo:
- Série IDP – Linha Administração e Políticas Públicas – Gestão Pública e Direito Municipal: tendências e desafios;
- Série IDP – Manual dos direitos da pessoa idosa – DIG
- Série IDP – Assembléia Nacional de 19871988, 1ª edição
- Estado de Direito e Jurisdição Constitucional – 2002/2010, 1ª edição
- Série IDP – Jurisdição Constitucional em 2020
Confira as obras do autor na plataforma da Minha Biblioteca
A Minha Biblioteca disponibiliza um catálogo de livros das principais editoras acadêmicas do Brasil (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva), com mais de 7 mil obras das mais diversas áreas de conhecimento, inclusive as obras de Gilmar Mendes mencionadas no artigo de hoje.
Aproveite para ler a biografia de outros autores da área jurídica disponíveis em nossa biblioteca digital:
- Humberto Theodoro Júnior: conheça a biografia e os principais livros jurídicos do autor
- Manoel Gonçalves Ferreira Filho: conheça a biografia e os principais livros jurídicos do autor
Para ter acesso à plataforma, basta utilizar qualquer dispositivo com acesso à internet. Antes, vale verificar se a sua instituição de ensino superior possui a Minha Biblioteca. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.