Existem inúmeras razões que podem explicar a falta de interesse e motivação dos estudantes quando estão na aula e para estudar em casa: seja a timidez, problemas pessoais, déficit de atenção ou até mesmo a concorrência com dispositivos móveis.
Engajar os alunos e fazer com que o ensino seja cada vez mais qualificado é um dos principais desafios de quem trabalha com a educação. A seguir vamos dar algumas dicas de como você pode engajar os seus alunos e melhorar os processos de ensino na sua escola ou universidade.
1. Foco na comunicação
Um dos princípios básicos da educação é saber comunicar-se com os alunos. A comunicação dentro de uma sala de aula jamais deve ser em sentido único, ela deve ser de mão dupla, com a mensagem indo do professor para os alunos e, junta a isso, as mensagens dos alunos chegando ao professor.
Incentive o debate em sala de aula, fazendo perguntas abertas e criando situações nas quais os alunos sintam-se desafiados a participar e consigam produzir conhecimento através das suas próprias informações e ideias. Em resumo: mantenha o diálogo aberto, ouça suas dúvidas, respondendo a todos sem distinção.
2. Foco nos pontos positivos
A falta de engajamento dos alunos pode ser contagiante dentro de uma sala de aula. Não critique a turma de forma geral, isso pode fazer com que alguns pensem que não são capazes de ir adiante. Para evitar que toda a turma fique desmotivada, mostre a eles que os estudos podem torná-los melhores, encorajando-os a pensar mais no seu futuro.
Algumas turmas ficam menos participativas pelo simples fato de não estarem entendendo a importância da disciplina para sua formação. Ajude-os a entender isso e como estudar a matéria, mostrando um propósito para que eles estejam aprendendo certos assuntos.
3. Foco em aplicações práticas
Para que os alunos mantenham-se engajados e interessados nas aulas, transmita seus conhecimentos e dê exemplos de aplicações práticas do conteúdo. Nada é mais contemplador para os alunos do que poder aplicar os conhecimentos da aula em seu dia a dia no trabalho.
4. Foco na tecnologia
Atualmente, a tecnologia é intrínseca na vida de grande parte dos alunos, visto que a maioria dos estudantes matriculadas nas universidades são de gerações que já nasceram conectadas. Para não competir com a tecnologia, utilize-a a seu favor.
Um dos vários exemplos que podemos citar são os livros online. Além deles, você também pode utilizar games e aplicativos que colaborem para que os alunos fiquem mais engajados e tenham um melhor entendimento dos conteúdos ensinados em cada disciplina.
5. Foco nos objetivos
Deixe os objetivos da disciplina bem claros quando você for apresentar ementa da mesma. Com a visão mais ampla do que aprenderão e até onde seus conhecimentos podem chegar com a matéria, os alunos poderão compreender melhor o que esperar das aulas e do semestre, deixando-os mais à vontade para opinar durante o período.
Gostou das nossas dicas? Quais os seus métodos para que seus alunos sejam mais participativos e engajados nas aulas? Não deixe de compartilhar as suas ideias nos comentários. Para receber mais conteúdos relacionados à área, assine a nossa newsletter!