pausas para descansar o cérebro

Seu cérebro só consegue se concentrar por 90 minutos sem pausa

Durante o dia, seja no trabalho, estudando, ou fazendo outras atividades que demandem concentração, é normal que as pessoas tentem ficar o máximo de tempo envolvidas com uma mesma tarefa, para que desta forma o tempo seja mais produtivo e as atividades possam ser finalizadas. E é aí que começa um grande engano: ao contrário do que imaginamos, fazer pausas é o segredo para ser mais produtivo. Vamos entender melhor abaixo.

Dentro do nosso cérebro ocorre um fenômeno chamado ultradian rhythm. Ele ocorre de forma permanente enquanto estamos acordados e dormindo. Ele é o responsável por regular nossa “concentração”, e entender como ele funciona é fundamental para podermos aproveitar melhor nosso dia e sermos mais produtivos.

Este fenômeno também é conhecido por ciclo de descanso-atividade básico, e faz com que nosso cérebro mantenha-se concentrado em uma atividade por 90 minutos. Entretanto, após esse tempo, o cérebro fica sobrecarregado e a concentração começa a cair em relação ao período anterior. Esta é a hora de fazer uma pausa. Assim, você poderá iniciar novamente um ciclo.

Tendo isso em mente, fica mais fácil organizar sua rotina para aproveitar os ciclos e fazer pequenas pausas entre eles, tornando-se mais produtivo e de uma forma mais natural. Faça pausas de no mínimo 5 minutos e deixe seu cérebro descansar. Ele certamente ficará menos sobrecarregado e possibilitará levar as atividades adiante.

Fonte: Universia Brasil

Leave a comment

quatro − 4 =