Os principais livros de educação física que todo profissional da área deve ler

Em todas as áreas, existem obras fundamentais que garantem uma formação profissional mais completa e de qualidade. A educação física é a área que se destina a trabalhar o corpo humano a partir do movimento por meio de práticas benéficas para a nossa saúde.

Além de estudar em instituições de ensino superior (IES) reconhecidas e credenciadas pelo MEC, é preciso ter acesso a conteúdos de qualidade com todo o conhecimento necessário para exercer a profissão com maestria.

O educador físico deve dominar conhecimentos e práticas sobre esportes, lutas, jogos, atividades rítmicas, características do corpo humano e seus aspectos anatômicos, biológicos e até mesmo sociais.

Além disso, essa área engloba conhecimentos sobre as origens de esportes e de modalidades de jogos, promovendo reflexões sobre como as relações entre atletas e sociedade acontecem.

Dessa forma, a área de educação física vai muito além de ensinar a um grupo de pessoas as regras de determinado jogo. Neste artigo, você vai conferir quais são os principais livros de educação física que devem ser lidos por profissionais da área e de que forma é possível acessá-los.

Por que os profissionais da área de educação física devem se manter atualizados?

Os profissionais formados em educação física podem realizar atividades que vão muito além de atividade física, condicionamento físico e força muscular.

É possível trabalhar com pesquisas científicas, ser um especialista em esportes, atuar como treinador, ser especialista em reabilitação para pacientes que tenham mobilidade reduzida ou que por outros motivos precisem de acompanhamento profissional, ser um professor ou ainda atuar como empreendedor em saúde.

Independentemente de qual é a área específica de atuação do profissional, é necessário se manter atualizado para oferecer serviços de qualidade, garantir a segurança para aqueles que são beneficiados com suas instruções e se destacar no mercado.

As ciências estão sempre em constante transformação, o que provoca necessidade de mudar as estratégias de trabalho dos profissionais.

Por isso, estar sempre em busca das melhores referências de livros de educação física é essencial para acompanhar as novas descobertas em relação ao corpo humano e sobre como atuar de forma mais eficiente, fazendo com que os resultados sejam sempre os melhores.

Quais são os livros essenciais para os profissionais de educação física?

Para ser um profissional de referência na área de educação física é fundamental ter acesso a um material de estudo que englobe os principais livros da área.

Assim, tanto aqueles que ainda estão na graduação, quanto aqueles que já estão formados terão acesso a uma base sólida para se aprofundar sobre temas gerais e temas mais específicos da área, conforme a necessidade de atuação.

Em meio a tantas informações, pode ser um desafio selecionar as principais obras. Logo a seguir, você vai encontrar os 4 principais livros de educação física que devem fazer parte da bibliografia dos cursos e da estante física ou virtual de todos os profissionais da área.

  • Fundamentos Históricos da Educação Física e do Esporte – Eduardo Natali Della Valentina

Esta obra apresenta os principais conceitos relacionados à educação física e aborda também a origem e a prática dos esportes. Os alunos têm acesso a um conteúdo completo, necessário para a construção de uma base de conhecimento sólida que todo estudante de educação física precisa ter para se desenvolver ao longo do curso.

Os profissionais já formados também são beneficiados com este livro, pois podem consultar conceitos e significados durante a atuação profissional e até mesmo cursos de pós-graduação.

  • Dicionário de Educação Física e Esporte – Fernando Jaime González

Esta obra apresenta de forma simples e direta os principais conceitos da educação física, tendo o objetivo de unificar a interpretação sobre os temas da área, ainda que seja possível considerar pontos de vista diferentes.

Entre os livros de educação física, sua leitura é fundamental, tanto para estudantes quanto para profissionais da área que precisam conhecer ou revisar conceitos e significados sobre educação física.

  • Educação Física Inclusiva e Esportes Adaptados – Beatriz Paulo Biedrzycki

Esta obra apresenta os conceitos que diferenciam a educação física convencional e a educação física adaptada, que tem como objetivo atender pessoas portadoras de deficiências visuais, auditivas e mentais.

Os leitores podem conferir conteúdos sobre o desenvolvimento motor e psicomotor e sobre a importância da introdução da atividade física na vida dos seres humanos desde a infância e sua continuidade durante toda a vida.

  • Avaliação do Desempenho em Educação Física e Esporte – Maria Tereza Silveira Böhme

Os leitores têm acesso aos principais conceitos relacionados a um conjunto de disciplinas do núcleo comum e à síntese dos currículos dos cursos da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP).

Dessa forma, é possível compreender os principais temas relacionados à área e criar uma base sólida para se aprofundar em assuntos mais específicos ao longo do curso e da prática profissional.

Benefícios da Minha Biblioteca para as IES

Agora que você já tem a lista dos livros de educação física essenciais para a formação de profissionais da área, um grande desafio pode ser garantir o acesso a eles de forma rápida, e prática.

Com a Minha Biblioteca, plataforma de livros digitais totalmente online, a sua IES garante acesso a milhares de livros da área de saúde, incluindo todos esses livros de educação física. A interface é intuitiva e facilita a navegação de alunos e professores na plataforma.

O amplo acervo da Minha Biblioteca é uma fonte confiável de informações atualizadas, com as edições mais recentes à disposição dos usuários. O conteúdo pode ser acessado a qualquer horário e local, só necessitando de um dispositivo conectado à internet.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens da plataforma.Gostou deste conteúdo? Então confira outros três artigos em nosso blog: