Conheça 20 bibliotecas digitais com arquivos gratuitos

Esta dica é para quem gosta de ler um bom livro no computador, no tablet ou no celular. São 20 links de bibliotecas digitais que disponibilizam livros para leitura online e download totalmente grátis.

Os sites trazem todos os tipos de obras, desde teses científicas, até livros de ficção, em diversos idiomas. A lista está em ordem alfabética. Para acessar a biblioteca desejada basta clicar sobre o nome. Aproveite!

Confira a lista com 20 bibliotecas digitais com arquivos gratuitos:

1- Acervo Digital de Cordeis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida – UEPB: Confira mais de 8 mil obras e cordéis.

2- Arquivo Público do Estado de São Paulo: Encontre revistas, jornais e periódicos.

3- Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005) – FEUSP: Confira diversos materiais e conteúdos didáticos da educação brasileira.

4- Bibliomania: Encontre livros e estudos grátis.

5- Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: O site da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) contêm livros, revistas, documentos, e outros tipos de arquivos livres para o download gratuito.

6- Biblioteca da Universidade Nacional de Córdoba: A biblioteca oferece grande diversidade de disciplinas, entre elas, uma cátedra interdisciplinar voltada ao estudo da obra do escritor José Saramago.

7- Biblioteca da Universidade Nacional de La Plata: Oferece documentos gerados por alunos e professores, como teses e dissertações, seminários, apresentações e congressos.

8- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD): Reúne centenas de teses e dissertações de universidades de todo o país. É uma ferramenta útil para quem está fazendo a sua monografia e precisa de fontes acadêmicas.

9- Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ: O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.

10- Biblioteca Digital da UNESP: Grande acervo de obras de artes, gravuras e desenhos, além de trabalhos acadêmicos.

11- Biblioteca Digital da Unicamp: Conta com dissertações, teses, pesquisas em andamento, revistas eletrônicas, etc., todos feitos pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.

12- Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoamericano: Conta com conteúdos das bibliotecas nacionais do Brasil, Chile, Portugal e outros países iberoamericanos.

13- Biblioteca Digital do Museu Nacional: Disponibiliza o acervo de obras raras nas áreas de ciências naturais e antropologia.

14- Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal: Para os estudantes e profissionais da área de Direito, esta é uma ótima fonte de pesquisa para documentos, livros, artigos e outros arquivos de interesse para a área.

15- Biblioteca Digital e Sonora: Com acesso gratuito, mas exclusivo para pessoas com deficiência visual, reúne diversos materiais no formato digital para facilitar o acesso dessas pessoas aos conteúdos.

16- Biblioteca Digital IBM: Encontre diversos conteúdos digitalizados.

17- Biblioteca Digital Paulo Freire: Disponibiliza para download gratuito das obras do pedagogo e filósofo Paulo Freire.

18- Biblioteca Mundial Digital: Reúne documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo.

19- Biblioteca Nacional da Colômbia: Encontre obras para ler online e em versões para celulares e tablets.

20- Biblioteca Nacional Digital Brasil: Com mais de 700 mil arquivos, conta com artigos, trabalhos acadêmicos, livros, obras de arte, gravuras, fotografias e outros documentos para download grátis.

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Fonte: Universia