Os desafios das TICs na educação

TICs na educação: desafios das tecnologias de informação e comunicação

Era Digital reinventou o ensino e o aprendizado. Foi-se o tempo em que os métodos de ensino se resumiam a anotações em quadros e material didático impresso. As TICs na educação já são uma realidade nas salas de aula e as instituições de ensino devem estar familiarizadas com essa tendência.

Os alunos, principalmente os nativos digitais, estão cada vez mais conectados e interessados em processos automatizados. E isso pode ser um problema para escolas e universidades que oferecem métodos e ferramentas pedagógicas que não atendem a essa necessidade.

Como toda novidade, no entanto, as TICs na educação trouxeram algumas dificuldades e conflitos de adaptação, mas que podem ser contornadas, a fim de proporcionar uma melhor experiência de aprendizado e um bom relacionamento entre alunos, instituição de ensino e professores.

Os 5 principais desafios do uso das TICs na educação

Tanto na educação presencial como no ensino a distância, as tecnologias de informação e comunicação potencializam o processo de construção do conhecimento.

No entanto, não basta apenas implementar ferramentas tecnológicas em sala de aula. É preciso realizar uma verdadeira transformação digital e cultural na instituição. Aproveite e conheça os 8 motivos para usar tecnologia em benefício da educação.

Veja, a seguir, os principais desafios do uso das TICs na educação e como aproveitar todos os seus benefícios no dia a dia acadêmico:

• Acompanhar os avanços do setor

A tecnologia está se modificando a todo momento. Dessa forma, algumas ferramentas podem perder sua relevância rapidamente. Invista em tecnologias que ofereçam capacidade de adaptação e inovação, como é o caso das bibliotecas digitais, que renovam seu acervo e funcionalidades com frequência.

• Manter os alunos engajados

Conquistar o interesse dos alunos é o desafio de boa parte dos professores, visto que o engajamento é essencial para um bom aproveitamento da aula e assimilação do conteúdo aprendido. Portanto, é possível utilizar a tecnologia como aliada nesse quesito, já que ela facilita o processo de aprendizado e é valorizada pelos alunos.

• Inovar no ato de lecionar

Em um cenário em que a tecnologia está presente na rotina acadêmica de diversas instituições de ensino, é primordial que os professores busquem alternativas inovadoras para conectar os alunos ao conhecimento.