Por que investir em uma biblioteca digital?

Uso da tecnologia na educação: por que investir em biblioteca digital?

Assim como toda a sociedade, o setor educacional e a biblioteconomia vivem hoje a chamada revolução da Era Digital. Afinal, as transformações tecnológicas dos últimos anos modificaram diversas estruturas como conhecíamos. Neste contexto, a biblioteca digital se destaca como uma forma de usar a tecnologia no ensino superior.

Com custo acessível e diversas funcionalidades, a plataforma online é um excelente investimento para a instituição de ensino. Isso porque proporciona benefícios para a própria organização e também para os alunos e os funcionários, como bibliotecários e professores.

Mas o fato é que, com as modificações causadas pela tecnologia na educação, estes profissionais estão enfrentando grandes desafios. Confira o impacto no setor de biblioteconomia!

Leia tambémOs impactos da inovação no ensino superior

Os desafios da biblioteconomia atual

Agora, mais do que nunca, os bibliotecários precisam ter conhecimento técnico para tratar, organizar, processar, recuperar, disseminar e disponibilizar informações.

Até porque as informações precisam ser apresentadas de forma clara e objetiva para quem as procura. Independentemente do tipo de suporte usado – seja uma biblioteca virtual ou física

Esta nova sociedade mediada pela tecnologia pede que a atualização seja sempre constante e ininterrupta. Por isso, os bibliotecários devem manter as competências em dia alinhadas com essas demandas. Engana-se, por exemplo, quem pensa que a biblioteca digital veio para acabar com o espaço físico.

Pelo contrário, os dois modelos podem conviver harmoniosamente. Inclusive, a implementação de uma plataforma online na instituição de ensino é benéfica para toda a comunidade acadêmica. Uma vez que os recursos facilitam a catalogação de livros e permitem o acesso fácil a obras no formato online.

Dessa maneira, é possível oferecer uma melhor experiência dos usuários, com medidas como:

• Acompanhar a jornada do leitor por meio de plataformas como por meio de um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente);
  • Focar no atendimento ao usuário;
  • Otimizar o tempo do leitor;
  • Facilitar a busca dos leitores;
  • Oferecer um ambiente de estudos adequado conforme às novas tecnologias;
  • Incentivar a leitura de acordo com as preferências do usuário.

Leia também: 5 leis da biblioteconomia no contexto da Indústria 4.0

Por que a biblioteca digital ajuda os profissionais da área?

Com este cenário, fica fácil entender a necessidade de investir em uma biblioteca digital. Bem recomendada na avaliação do Ministério da Educação (MEC) em relação às instituições de ensino superior, a plataforma oferece diversos recursos aos alunos.

Portanto, o investimento neste modelo pode trazer inúmeras vantagens para a instituição de ensino. Confira os principais benefícios:

1. Facilidade de acesso ao conteúdo

Nos dias atuais, o tempo está cada vez mais escasso. São diversas as atividades realizadas ao longo da semana e muitos alunos do ensino superior precisam trabalhar durante o dia e estudar à noite. Alguns utilizam o trajeto entre o trabalho e a universidade para estudar e se atualizar.

biblioteca digital é a ferramenta ideal para economizar o tempo do aluno. Isso porque disponibiliza em um único local o livro sugerido pelo professor, além de informações complementares e outras obras acadêmicas. Além disso, o acesso pode ser feito a qualquer hora e de qualquer dispositivo eletrônico.

Esta praticidade facilita a aprendizagem, aumenta o conhecimento adquirido, fortalece a formação e capacita melhor os futuros profissionais.

2. Espaços otimizados

Garantir a atualização do acervo com base na compra de livros impressos requer muito espaço da instituição de ensino. Levando em consideração a quantidade de disciplinas e alunos, é difícil manter o número ideal para cada área do conhecimento.

Por isso, a biblioteca digital desponta como opção fundamental para que a instituição de ensino ofereça um material atualizado para os estudantes. Ainda é possível contar com acessos simultâneos, evitando fila de espera para usar o mesmo livro.

Com isso, as instituições de ensino conseguem reduzir custos com a ampliação física de espaço.

3. Variedade de conteúdo

A biblioteca digital permite que o aluno tenha acesso a conteúdos importantes e inovadores de forma rápida e fácil. A atualização da lista de obras acadêmicas é feita de forma periódica.

Isso faz com que haja mais qualidade no ensino proporcionado ao aluno, já que o conteúdo disponível é atualizado e variado.