Tecnologia em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: impactos da inteligência artificial na educação

A Era Digital transformou diversos aspectos da sociedade e não é diferente com a educação. Nesse cenário, a tecnologia em sala de aula se faz cada vez mais necessária, a fim de garantir um maior engajamento de alunos e mais assertividade ao método de ensino dos professores.

As novas tecnologias também estão transformando o universo da educação, principalmente no âmbito das instituições de ensino superior. As IES precisam acompanhar essas mudanças se quiserem se manter competitivas, além de atrair e reter alunos, sendo os nativos digitais os mais exigentes. É aí que entra o investimento na tecnologia em sala de aula.

Leia também: 5 maneiras de inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação (TICs)

É possível reinventar o ambiente educacional com ferramentas de inteligência artificial, big data, machine learning e recursos de gamificação, por exemplo. Ações educacionais que utilizam novas tecnologias tornam a experiência de aprendizado mais dinâmica e imersiva, dentro e fora da sala de aula.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Inteligência Artificial: tecnologia em sala de aula do futuro

Tão importante como o giz, marcador e a lousa, a tecnologia em sala de aula é uma estratégia capaz de oferecer uma experiência personalizada de aprendizado ao aluno.

A inteligência artificial, que está presente em programas de computador, aplicativos, games e robótica, conquistou o seu espaço nas salas de aula, propondo metodologias de aprendizado mais modernas.

Os estudantes não são os únicos que se beneficiam desse tipo de tecnologia. As plataformas AI integradas à sala de aula oferecem aos professores um maior controle do aprendizado de seus alunos durante todo o ano letivo.

Leia também: Veja as tendências, desafios e desenvolvimentos essenciais para o ensino superior

Com o auxílio de softwares, já é possível antecipar dificuldades que os alunos podem apresentar com determinada disciplina, o que possibilita a elaboração de planos de aula baseados no perfil de aprendizagem de cada aluno. Além disso, as instituições de ensino superior podem disponibilizar canais de interação com os estudantes para o esclarecimento de dúvidas, otimizando o tempo dos professores.

É possível adaptar metodologias e técnicas pedagógicas, com o objetivo de garantir um melhor aproveitamento em sala de aula.

Minha Biblioteca: um novo jeito de estudar

biblioteca online é uma ótima alternativa para inovar o ensino. A plataforma digital de livros da Minha Biblioteca disponibiliza acesso fácil e rápido a mais de 7 mil obras das principais áreas de conhecimento do ensino superior.

Formada pelas principais editoras de títulos acadêmicos do Brasil (Grupo A, Gen-Atlas, Manole e Saraiva), a plataforma democratiza o acesso à informação nas instituições de ensino superior, uma vez que possui um acervo digital completo, além de diversas ferramentas contribuindo para a flexibilidade nos estudos e pesquisas.

Agora que você já sabe como a tecnologia em sala de aula pode transformar a experiência de aprendizado, solicite um trial de nossa biblioteca online e descubra tudo que ela pode fazer pela sua IES!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!