Recursos tecnológicos na educação superior

Tecnologia e educação: veja as novidades que já estão no ensino superior

A associação entre tecnologia e educação tem modificado o aprendizado nas universidades. Essa transformação não acontece à toa, com boa parte dos alunos nativos digitais, o ensino superior necessita de abordagens inovadoras.

Também sob efeitos da Era Digital, as práticas pedagógicas dos professores também precisaram se reinventar e acompanhar essa evolução, oferecendo materiais didáticos mais dinâmicos, que estimulem o engajamento e a retenção de alunos.

Dessa forma, qualquer instituição de ensino que quer se manter competitiva deve investir na sinergia entre tecnologia e educação e acompanhar as principais tendências do setor.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

As principais novidades que unem tecnologia e educação

Veja, a seguir as principais tendências tecnológicas para o ensino superior, que já estão presentes nas principais instituições de ensino de todo o País:

1. Gamificação

A gamificação é um conceito que atrai cada vez mais a atenção dos jovens, uma vez que utiliza toda a dinâmica dos games em outros contextos e já é uma realidade nas salas de aula.

Alguns aspectos dos jogos podem ser utilizados no contexto do ensino, como em desafios de conhecimento, em que o aluno recebe recompensas a cada tarefa realizada.

Esse tipo de ação estimula a competição saudável entre os alunos e ainda possibilita o aprendizado de forma divertida e dinâmica, o que também ajuda a fixar o conteúdo aprendido.

2. Inteligência artificial

Inteligência Artificial (AI) já está presente na indústria, no comércio eletrônico, em aplicativos, programas de computador e até em serviços de telemarketing. Essa tecnologia possui cada vez mais capacidade de simular o comportamento humano, por meio da captação e interpretação de dados.

Um exemplo claro de tecnologia e educação, utilizando os recursos de AI, são as plataformas adaptativas de ensino, que identifica, por meio de algoritmos, o nível de conhecimento de cada aluno em determinada disciplina e ainda oferece aos professores relatórios completos sobre o aprendizado da turma.

3. Material didático digital

Conquistar o engajamento do aluno em sala de aula é um dos maiores desafios dos professores, tendo em vista a quantidade de distrações disponíveis.

As principais livrarias do Brasil já investem em versões digitais de suas obras e não demorou para que a novidade tomasse conta das escolas, sendo uma tendência no setor literário.

conteúdo digital possibilita uma nova forma de aprendizagem, já que oferecem uma experiência de leitura mais interativa, com a possibilidade de explorar recursos que não são possíveis no livro didático impresso, como o acesso a leituras complementares em áudio, vídeo, mapas interativos, entre outras mídias.

Sendo uma nova tendência das tecnologias de informação e comunicação, a biblioteca digital é uma ótima alternativa para inovar o ensino superior. Essas plataformas já estão inseridas em várias universidades e ajudam a manter a qualidade do ensino e satisfação dos estudantes.

Como a plataforma da Minha Biblioteca ajuda a melhorar a qualidade do ensino

Minha Biblioteca, plataforma digital de livros, disponibiliza mais de 7 mil obras dos autores mais renomados e das principais editoras acadêmicas, como Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva, que podem ser acessadas de qualquer dispositivo com acesso à internet.

O acervo inclui livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade para estudantes e professores. Fácil de usar e intuitiva, a plataforma possui diversas ferramentas para favorecer o estudo e a pesquisa para trabalhos acadêmicos e para montar planos de aulas.

Agora que você já sabe a importância de aliar tecnologia e educação na sua instituição de ensino, entre em contato conosco e solicite um trial da plataforma para conhecer mais vantagens do acervo digital!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!