Táxis são transformados em bibliotecas sobre rodas

Levar a leitura para o espaço público na Capital gaúcha. Com esse intuito, foi lançado no mês de setembro o projeto Bibliotáxi Poa, resultando em 3 mil novas bibliotecas em Porto Alegre. Com dimensões modestas, capazes de acomodar apenas três ou quatro livros, as bibliotecas são móveis e não exigem cadastro nem data de devolução de empréstimos e ainda podem levar o leitor a qualquer ponto da cidade.

O projeto Bibliotáxi Poa transforma táxis da Capital em pontos de entrega e coleta de livros. Nele cada taxista cadastrado no projeto receberá uma bolsa com livros, que deverá ser suspensa na parte de trás do banco do caroneiro, possibilitando que os passageiros manuseiem os volumes ali guardados. Quem quiser continuar sua leitura em casa poderá ficar com o livro, com a sugestão de devolvê-lo depois da leitura em outro táxi cadastrado.

Origem do projeto

O projeto foi criado em 2011, em São Paulo, pelo instituto Mobilidade Verde, em parceria com o Catraca Livre, e já circulou anteriormente em Porto Alegre. O projeto ainda não havia emplacado na Capital devido à dificuldade em repor os livros que não eram devolvidos pelos usuários. Como alternativa, a empresa Easy Taxi se responsabilizará por abastecer os táxis ao longo do primeiro ano do projeto, a partir de doações próprias, do Banco de Livros e da Secretaria Municipal da Cultura (SMC): serão pelo menos 20 mil livros distribuídos ao longo dos próximos 12 meses.

Via: ClicRBS/Entretenimento