Segurança da informação em instituições de ensino superior

Como gerenciar a segurança da informação em uma IES

Quando se fala em segurança da informação, muitas vezes, o que vem à cabeça é o cuidado que as organizações financeiras devem ter para proteger os dados dos clientes. No entanto, inúmeras atividades também precisam evitar danos e a segurança da informação é fundamental, como por exemplo, no setor educacional.

Afinal, a informação é o bem mais precioso de uma instituição de ensino. As universidades trabalham com dados acadêmicos sensíveis e confidenciais de alunos, como notas, documentos e históricos. Além disso, há informes administrativos relevantes, como pagamentos de mensalidades e taxas.

Por esta razão, é imprescindível que haja um sistema robusto e seguro para garantir a segurança da informação e a proteção dos dados compartilhados na rede. O que evita grandes transtornos pela perda de arquivos violados, deletados ou mal gerenciados.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!

Como proteger os dados e manter a segurança da informação

Os sistemas das universidades são acessados diariamente por milhares de pessoas. Tanto no laboratório físico da instituição, como por meio do site. Por isso, sempre há o risco de invasão.

Nos laboratórios, os acessos com smartphones, notebooks, tablets e dispositivos USB podem ser a porta de entrada para pessoas mal-intencionadas em busca de dados sigilosos.

Então, o grande desafio do departamento de tecnologia da informação é garantir um ambiente de conexão seguro para alunos e funcionários.

Para preservar a segurança da informação na prática, é de suma importância que a estrutura de TI da instituição seja dividida em redes isoladas. Ou seja, cada área tem o seu próprio acesso com normas específicas.

Vale lembrar a necessidade de criar uma hierarquia no acesso às informações. Até porque há dados da instituição que não podem ser vistos por alunos e outros que não devem estar ao alcance de professores.

Logo, a área de TI deve fazer com que este sistema funcione de forma organizada e segura. Isso sem se esquecer da manutenção da rede. Para isso, o trabalho deve ser intenso e contínuo e os investimentos em segurança redobrados.