Professores: embarquem na era digital com 3 dicas de leitura

A facilidade com que os alunos interagem com a tecnologia também impôs uma mudança de comportamento em sala de aula. Hoje, já não é exclusividade dos mais jovens manter blogs, atualizar perfis em redes sociais ou bater papo com amigos na internet. A geração digital passou a exigir que o professor fizesse o mesmo – e ele está mudando pouco a pouco.

O Minha Biblioteca separou algumas dicas de leitura para você embarcar de uma vez por todas na era digital:

1

Vivendo esse Mundo Digital: Impactos na Saúde, na Educação e nos Comportamentos Sociais

ABREU, Cristiano Nabuco de; EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana Graciela Bruno

A cada dia passamos mais tempo conectados, seja via computador, celular ou outros dispositivos semelhantes. Qual o impacto desse comportamento em nossas vidas, em nossa saúde e nas relações sociais que estabelecemos? Este livro reúne profissionais de diversos campos de atividades – educação, saúde física e mental, comunicação, direito, entre outros – que buscam responder a essa questão sob diferentes pontos de vista.

 

2

Inovação na Sala de Aula: Como a Inovação Disruptiva Muda a Forma de Aprender, 2ª edição

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W.

Clayton Christensen e seus coautores, Michael B. Horn e Curtis W. Johnson, propõem nesta obra uma abordagem inovadora para os desafios da educação. Ao salientar a importância de tratar de forma diferente pessoas que aprendem de forma diferente, eles mostram o importante papel da tecnologia na customização do ensino para a motivação e o aprendizado do aluno.

 

3

Computadores em sala de aula – Métodos e usos

BARBA, Carme ; CAPELLA, Sebastià

O livro reúne diversos registros do uso eficaz da tecnologia. Apoiados no tripé conteúdos, metodologias e ferramentas tecnológicas, os autores apresentam as mudanças que vêm ocorrendo no ensino e tratam sobre o potencial das TICs para atingir importantes características como o trabalho cooperativo, a atenção à diversidade, a pesquisa, a construção do conhecimento, a criatividade e a interdisciplinaridade. Com base na teoria das inteligências múltiplas, os autores compartilham suas experiências bem-sucedidas por meio do uso de diferentes propostas didáticas com a utilização de recursos da internet.