manual do advogado: advocacia prática civil, trabalhista e criminal

Conheça o livro “Manual do advogado: advocacia prática civil, trabalhista e criminal”

Obviamente, os alunos de direito precisam conhecer as principais legislações e práticas de advocacia para evoluir na formação acadêmica e exercer sua atividade profissional. Neste sentido, o livro “Manual do advogado: advocacia prática civil, trabalhista e criminal” é uma das referências e pode ajudar nos estudos.

Vale destacar que as áreas civil, trabalhista e criminal estão entre as matérias e disciplinas mais importantes e requisitadas do direito. Portanto, devem ter uma atenção especial dos universitários no processo de conhecimento e aprendizado.

Alguns dados servem para exemplificar essa relevância dos temas. Em 2019, por exemplo, o total de processos trabalhistas no Brasil era de 1,5 milhão, segundo levantamento do TST. Isso porque houve uma queda de 31% no número de novas ações devido à reforma trabalhista no país.

Já, em relação ao direito criminal, em 2018, tramitaram 9,1 milhões de ações na Justiça, somados os processos pendentes e baixados, exceto as execuções penais, de acordo com o Relatório Justiça em Números 2019. O total de casos novos, por sua vez, atingiu 2,3 milhões.

Então, você, como aluno de direito, deve estar se perguntando o que engloba essas áreas para saber se quer atuar nestas especialidades da advocacia. Vamos ver melhor a seguir e entender como o livro “Manual do advogado: advocacia prática civil, trabalhista e criminal” pode ajudar.

Leia também: Ebooks jurídicos: como aproveitar os benefícios para a educação continuada

Quais as diferenças entre direito civil, trabalhista e criminal?

Além das especialidades abordadas em “Manual do advogado: advocacia prática civil, trabalhista e criminal”, o direito engloba muitas outras, como Constitucional, Ambiental, do Consumidor, Empresarial, Eleitoral, Tributário, entre outros.

Mas, neste artigo, vamos falar sobre as disciplinas envolvidas na obra “Manual do advogado: advocacia prática civil, trabalhista e criminal”, mostrando suas diferenças.

Direito Civil

Na advocacia civil, o profissional da área trabalha com questões de interesses individuais referentes a bens e propriedades, assuntos familiares, heranças e outros assuntos. 

Logo, é um rol grande de atuação e é recomendado que os estudantes se especializem em um segmento do direito civil, como direito da família, das pessoas, dos bens, de obrigações, sucessões, contratos e outros. 

Vale lembrar que, recentemente, em 2015, foi sancionado o novo Código de Processo Civil com atualizações das normas da área.

Saiba mais: Principais assuntos do livro “Fundamentos do Direito Civil”

Direito Trabalhista

Já o segmento trabalhista aborda as relações de trabalho entre empregados e empregadores, questões sindicais e de previdência social. Por isso, é uma das mais movimentadas do país, já que existem muitas irregularidades e conflitos entre as partes. 

Isso sem falar nas mudanças na legislação que ocorreram em 2017 com a reforma trabalhista, além das leis da terceirização e do empregado doméstico. Portanto, o estudante precisa estar atento a todas estas novidades e especificidades.

Direito Criminal

Trata-se de uma área do direito que lida com os aspectos criminais, como roubos, assassinatos, violência sexual, tráfico de drogas e outros, e regula o poder punitivo do Estado em relação aos crimes ocorridos. Neste cenário, o advogado criminalista é responsável por defender os clientes das acusações.

Uma dúvida comum neste segmento é a confusão com o Direito Penal. Mas, na verdade, ambos possuem o mesmo sentido, já que o termo direito criminal era usado no antigo Código Criminal do Império e, a partir da Constituição de Federal, habituou-se a chamar a área de Direito Penal.

Conheça melhor o “Manual do Advogado: Advocacia Prática Civil, Trabalhista e Criminal”

Em sua 32ª edição, a obra apresenta temas relevantes para os estudantes de forma didática e objetiva. Entre eles, estão petição inicial, providências que antecedem o ajuizamento da ação, defesa do réu, audiência, sentença e recursos. Além disso, o livro traz informações e explicações práticas sobre os prazos no Código de Processo Civil.

O autor Valdemar Pereira da Luz também usa diversos modelos de petições para disponibilizar aos alunos, leitores e demais interessados um suporte eficiente para o exercício da advocacia civil, trabalhista e criminal.

Com isso, o “Manual do Advogado: Advocacia Prática Civil, Trabalhista e Criminal” segue como uma das mais referenciadas e recomendadas ferramentas de trabalho para os futuros advogados, com ensinamentos valiosos para a formação acadêmica e a atuação profissional.

Leia também: Como ebooks jurídicos ajudam a passar no exame da OAB

Mais detalhes sobre a obra

Há mais de 30 anos no mercado e com mais de 1 mil páginas, o livro apresenta ainda recursos para apoiar os estudantes, advogados e demais profissionais, como por exemplo:

  • Vários modelos de peças processuais e de sentenças;
  • Vocabulário jurídico;
  • Lista de expressões latinas importantes para área;
  • Íntegra do Estatuto da Advocacia e da OAB;
  • Íntegra do Código de Ética e Disciplina da Ordem
  • Esquemas, quadros e roteiros que otimizam consulta, estudo e preparação profissional.

Quem é o autor do “Manual do Advogado: Advocacia Prática Civil, Trabalhista e Criminal”?

O advogado Valdemar Pereira da Luz, autor do livro, é doutor em Direito Civil e especialista em Direito Processual Civil. Além disso, já foi presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina e atua como Diretor do Instituto de Ciências Jurídicas em Florianópolis. 

Leia também: Como estudar a distância com um catálogo de ebooks jurídicos

Como o Clube Minha Biblioteca pode ajudar

Para ter acesso rápido e fácil ao “Manual do Advogado: Advocacia Prática Civil, Trabalhista e Criminal” e muitos outros livros da área, com praticidade de navegação e recursos que otimizam o aprendizado, conte com um acervo especializado de ebooks jurídicos.

Criado para incentivar a educação continuada, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca oferece catálogos segmentados com os principais ebooks técnicos, acadêmicos e científicos divididos em 6 áreas do conhecimento

Entre eles, está o Catálogo Jurídico com mais de 2.800 títulos de referência para que os alunos possam adquirir conhecimento completo e profundo para a sua formação acadêmica e educação continuada.

Se você está em busca de um acervo virtual atualizado e quer facilidade e praticidade de acesso através de qualquer dispositivo conectado à Internet, venha para o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca e conheça todas as vantagens. 

Assine agora mesmo o nosso Catálogo Jurídico e usufrua de todos os benefícios do Clube Minha Biblioteca para a sua formação.