Você conhece o Luís Roberto Barroso?

Luís Roberto Barroso: conheça sua biografia e alguns livros de direito

Nascido em Vassouras (RJ) no dia 11 de março de 1958, Luís Roberto Barroso é um jurista liberal e progressista, além de professor e magistrado brasileiro renomado em todo o mundo. Além disso, atualmente ocupa o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corte onde é vice-presidente.

Ao longo de sua vida acadêmica e profissional, tornou-se muito reconhecido por suas obras sobre o direito público. Como advogado, atuou em casos de grande repercussão no STF, como a defesa de pesquisas com células tronco e da união entre pessoas do mesmo sexo.

Por causa de seu currículo e nome de peso, vamos falar sobre sua biografia e os principais livros de direito. Continue acompanhando!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Um pouco mais sobre sua vida acadêmica e profissional

Luís Roberto Barroso formou-se em bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no ano de 1980. Já em 1989 tornou-se mestre pela Yale Law School (EUA) e livre docente e doutor também pela UERJ, de 1990 e 2008.

O jurista atua como professor da Faculdade de Direito da UERJ desde o ano de 1982, ocupando o cargo de professor titular de Direito Constitucional desde 1995. Também atuou como professor visitante da Universidade de Poitiers (França) em fevereiro de 2010.

Leia também: Conheça as principais ferramentas para otimizar seu TCC

É um dos criadores do programa de pós-graduação em Direito Público da UERJ, um dos mais renomados do Brasil. Por esses e muitos outros motivos, Luís Roberto Barroso é convidado para palestrar em muitas universidades em todo o mundo.

A seguir, vamos mostrar um pouco mais sobre as principais obras de direito de Luís Roberto Barroso:

Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo, 5ª edição

A obra de Curso de Direito Constitucional Contemporâneo é uma introdução de forma abrangente à teoria da Constituição e ao direito constitucional. A obra dedica-se a explanar os conceitos fundamentais e à elaboração de um novo modelo, por meio de uma abordagem da parte geral do direito constitucional brasileiro.

Esta obra é altamente indicada para alunos e profissionais diferenciados, que buscam mais do que um manual de direito constitucional.

O controle de constitucionalidade no direito brasileiro: exposição sistemática da doutrina e análise crítica da jurisprudência, 7ª edição

Esta obra é responsável por um estudo minucioso sobre um dos temas mais importantes do Direito Constitucional, o controle da constitucionalidade, sendo um livro que possui uma linguagem de fácil compreensão e questões imprescindíveis do debate constitucional da atualidade.

Interpretação e Aplicação da Constituição, 7ª edição

É uma obra caracterizada principalmente pela clareza e didática, identificando uma teoria da interpretação constitucional. O livro é dividido em três partes para facilitar a compreensão do tema:, abordando a determinação da norma aplicável, em que se estuda os principais conflitos de normas e a função do intérprete na aplicação do texto constitucional.

O livros é recomendado para alunos e profissionais que procuram um tratamento objetivo e eficiente das matrizes do direito constitucional.

Obras de Luís Roberto Barroso disponíveis na Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros multidisciplinar com as principais editoras de livros acadêmicos do Brasil (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva). Dessa forma, é possível contar com diversos livros técnicos e científicos de qualidade disponíveis em nosso acervo digital, que pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Nossa plataforma garante o acesso para mais de 7 mil títulos, inclusive todos os livros jurídicos de Luís Roberto Barroso que citamos no artigo de hoje. Além disso, a Minha Biblioteca conta com recursos tecnológicos para otimizar as pesquisas dos alunos, além de facilitar a elaboração do plano de aula dos professores.

Aproveite para ler a biografia de outros autores da área jurídica disponíveis em nossa biblioteca online:

Para saber um pouco mais sobre as vantagens e recursos da nossa biblioteca digitalentre em contato conosco.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!