Livros de matemática financeira

Conheça os 7 principais livros de matemática financeira

Os livros de matemática financeira são essenciais para alunos da área de exatas, pois a disciplina é uma das bases das carreiras relacionadas às finanças

Entre os cursos que mais utilizam livros de matemática financeira, estão: economia, administração, ciências contábeis e engenharia econômica.

Além da gestão orçamentária de empresas e organizações, a matemática financeira é de extrema importância para pessoas físicas, já que uma boa qualidade de vida também está atrelada a uma educação financeira forte.

Para que serve a matemática financeira?

A matemática financeira está diretamente ligada à tomada de decisões. Tanto gestores quanto indivíduos se baseiam em dados para saber como resolver um problema de ordem econômica.

Por exemplo, ao ir ao supermercado, a pessoa compara preços e verifica qual a melhor forma de fazer o pagamento. Esta análise preliminar está baseada na matemática financeira, já que é preciso avaliar se haverá descontos com pagamento à vista ou incidência de juros no prazo.

No caso citado acima, foram apresentados dois conceitos básicos e abaixo veremos com mais profundidade outros que estão presente nos livros de matemática financeira.

Quais são os princípios básicos da matemática financeira?

Veja alguns dos principais temas abordados nos livros de matemática financeira:

Desconto: é o valor tirado de uma transação comercial em relação à taxa percentual do capital. É muito usado para potencializar as vendas.

Juros: são os rendimentos de aplicações de capitais em um certo período ou o valor a ser pago pela utilização de recursos de outras pessoas.

Capital: é o valor aplicado através de alguma operação financeira. É conhecido também como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado.

Acréscimo: é o valor acrescentado de uma transação comercial em relação à taxa percentual do capital.

Lucro: é o valor ganho em uma transação comercial, considerado como o rendimento positivo obtido por meio de um negócio.

Montante: é a soma do capital com os juros ou o dinheiro adquirido após uma transação.

Leia também: Introdução à teoria geral da administração: saiba a importância desta obra

Conheça os principais livros de matemática financeira

Existem diversos livros de matemática financeira, já que a disciplina é uma das mais importantes em vários cursos. Além da versão física, estas obras também estão disponíveis digitalmente.

Conheça 7 títulos que separamos como dicas de leitura:

Matemática financeira: Instrumentos financeiros para tomada de decisão em administração, economia e contabilidade

O livro de Luis Roberto Antonik é um manual prático sobre Matemática Financeira que traz os principais conceitos e noções básicas sobre a área, além de aplicações a serem utilizadas, não somente em sala de aula, mas também no dia a dia das empresas e de seus gestores nos processos de tomada de decisão. 

Matemática financeira para concursos: mais de 1.500 aplicações

Este livro de Alberto Merchede oferece uma variedade de exemplos, situações e exercícios voltados para cursos e concursos. Aborda grandezas proporcionais; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem; operações comerciais; câmbio; juros simples; descontos simples; juros compostos e empréstimos.

Matemática financeira: uso de calculadoras financeiras, aplicações ao mercado financeiro, introdução à engenharia econômica

Em linguagem simples e com exemplos práticos, este livro de Lilia Ladeira Veras introduz o leitor no campo da Matemática Financeira e no uso de sua principal ferramenta de trabalho: a calculadora. Não são exigidos grandes conhecimentos de matemática, os quais poderão ser supridos pela destreza que irá adquirir no uso das calculadoras financeiras. 

Matemática financeira: Aplicada a produtos financeiros e à análise de investimentos

De maneira objetiva e didática, esta obra de Marcos Antônio de Camargos apresenta os conceitos essenciais para o entendimento da Matemática Financeira como um todo: porcentagem, regimes de capitalização, juros simples e compostos, taxas de juros, títulos de crédito, séries uniformes de valores, sistemas de amortização, dentre outros. Tudo isso sempre com foco em produtos financeiros e análise de investimentos. 

Leia também: Livros digitais: desenvolvendo seus conhecimentos em exatas

Matemática Financeira: Fundamentos e Aplicações

Este livro de Wili Dal Zot e Manuela Longoni de Castro ensina os fundamentos da matemática para que se compreenda o seu impacto no nosso dia a dia. Com ele, o leitor vai entender como a matemática explica os juros do seu investimento, o custo do seu imóvel, a tomada de decisões financeiras, o planejamento das empresas os seguros e as transações de valores mobiliários. 

Matemática Financeira: Princípios e aplicações

Nesta obra, o autor Gustavo Henrique W. de Azevedo divide os capítulos de maneira lógica e precisa, de modo a desenvolver a capacidade analítica do leitor e proporcionar um aprendizado sólido para a resolução de qualquer problema prático. 

Além disso, o livro também traz inúmeros problemas solucionados propostos pelas bancas de concurso. O que o torna material de consulta obrigatório para aqueles que almejam um cargo público.

Matemática Financeira: Didática, Objetiva e Prática

A Matemática Financeira é instintiva. Afinal, todo mundo usa essa ferramenta todos os dias, ainda que não perceba, ou investindo ou tomando recursos. O objetivo deste livro, de Masakazu Hoji, é aprender a Matemática Financeira sem medo. 

O livro é estruturado com conceitos e fundamentos de capitalização simples e composta, com aplicações práticas por meio de exemplos e exercícios propostos. 

Saiba mais: Como o catálogo de livros de Exatas ajuda os estudos durante a quarentena

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

O Clube de Assinatura da Minha Biblioteca é uma plataforma digital que oferece assinatura pessoal de catálogos segmentados em 6 áreas do conhecimento. 

Foi criado para quem precisa investir na formação acadêmica e educação continuada e conta com 6 catálogos segmentados com milhares de ebooks técnicos, acadêmicos e científicos.

Entre os catálogos disponíveis, está o catálogo de exatas que possui mais de 3,5 mil títulos, incluindo os livros de matemática financeira.

Se você é estudante, professor, pesquisador ou interessado no assunto, conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca e faça sua assinatura pessoal para aproveitar os inúmeros benefícios como praticidade, facilidade e conveniência de acesso, recursos que otimizam a leitura e o aprendizado e o melhor custo-benefício.

Para saber mais, acesse o site e veja as vantagens.

Baixe agora nosso ebook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!