7 principais livros de física para os estudantes no ensino superior - Disponíveis no Clube Minha Biblioteca

7 principais livros de física que os estudantes precisam conhecer

A física é um ramo da ciência que necessita de muito estudo e dedicação por parte dos alunos. Por esta razão, quem sonha em entrar para a carreira precisa contar com bons livros de física para compreender a matéria.

Muitos estudantes dos cursos de exatas têm inúmeras dificuldades com as aulas de física. Essencial para carreiras como física, engenharias e química, a disciplina é uma das responsáveis pelas altas taxas de reprovação nas instituições de ensino superior.

Neste contexto, ter acesso a livros de física com facilidade e praticidade ajuda alunos, professores e pesquisadores a estudarem e entenderem melhor os conceitos ligados à matéria.

Leia também: Livros digitais: desenvolvendo seus conhecimentos em exatas

O que a física estuda?

A física é responsável por pesquisar e analisar os fenômenos naturais como acústica, óptica, dinâmica e eletricidade.

O profissional formado em física adquire conhecimentos para compreender a relação entre a energia e a matéria em diferentes dimensões, desde as pequenas partículas atômicas até o Sistema Solar.

O programa de física, dificilmente, muda de uma instituição de ensino para outra. Geralmente, os alunos estudam matérias como:

• Álgebra Linear;
  • Algoritmos Numéricos;
  • Cálculo;
  • Estrutura da Matéria Avançada;
  • Física;
  • Física Experimental;
  • Geometria Analítica;
  • Introdução ao Estudo dos Fenômenos Físicos;
  • Mecânica;
  • Mecânica Analítica;
  • Mecânica Quântica;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Programação de Computadores;
  • Química;
  • Teoria Eletromagnética;
  • Termodinâmica.

Diferenças entre bacharelado e licenciatura em física

Existem dois tipos de cursos de física. Apesar de semelhantes, é a partir da escolha de cada um que o profissional seguirá um caminho diferente na carreira.

Bacharelado: há diversas opções de atuação de acordo com o campo de estudo escolhido. O físico pode trabalhar no setor industrial, biomédico ou geofísico, entre outros.

Licenciatura: forma professores de física. Como a demanda no Brasil por docentes de exatas é grande, há uma grande chance de se conseguir emprego na área. Além das disciplinas básicas da carreira, o aluno da licenciatura ainda tem contato com matérias como didática e teorias da aprendizagem.

Conheça os principais livros de física

Por ser uma importante matéria do currículo de inúmeros cursos, a física é tema de muitas obras reconhecidas na literatura de exatas. Para facilitar, separamos os 7 principais livros de física:

Física para Universitários: Relatividade, Oscilações, Ondas e Calor, de Wolfgang Bauer, Gary Westfall e Helio Dias

O livro descreve e explica cuidadosamente inúmeros tópicos. Entre eles, traz uma visão geral das características físicas de sólidos, líquidos e gases, a natureza do movimento oscilatório, propriedades e o comportamento de ondas, ondas sonoras, conceitos de temperatura, calor e entropia.

Saiba mais: Biblioteca virtual: como o catálogo de livros de exatas pode ajudar?

Física Básica – Mecânica, de Alaor Chaves

Este volume cobre a mecânica de Newton e as aplicações mais ilustrativas dessa disciplina. Como o estudo da coleção Física Básica deve sempre começar pela mecânica, este volume contém também temas preliminares que incluem uma descrição do escopo da física, uma breve história do método científico e noções sobre grandezas físicas e suas medidas.

Física – Volumes 1 a 4, 5ª edição, de David Halliday, Robert Resnick e Kenneth Krane

Referência para cursos introdutórios baseados em cálculo, o livro é reconhecido por sua apresentação clara e completa. O texto foi reescrito visando estabelecer uma maior continuidade ao fluxo do material e facilitar a introdução do estudante a assuntos novos.

Procurou-se fornecer exemplos de cunho mais prático e, ao introduzir novos tópicos, seguir do caso particular para o geral.

Fundamentos de Física Conceitual, de Paul Hewitt

Texto agradável, escrito de forma simples e clara, reúne todas as características necessárias para que o leitor possa compreender profundamente a Física. Ao utilizar uma abordagem pedagógica inovadora, de eficácia comprovada, o autor Paul Hewitt guia o leitor através dos conceitos e o orienta na resolução de problemas.

Física para Cientistas e Engenheiros – Vol. 1 – Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica, 6ª edição

A sexta edição do clássico Física para Cientistas e Engenheiros introduz uma nova abordagem estratégica de soluções de problemas, em que os exemplos têm como formato uma sequência consistente de situação, solução e checagem.

Este formato conduz o estudante através dos passos envolvidos na análise do problema, suas soluções e verificação de resultados.