Livros de engenharia para facilitar e ajudar na formação acadêmica dos estudantes

Como livros de engenharia podem ajudar os estudantes no ensino superior

A carreira de engenharia é conhecida por exigir conhecimentos de cálculo e física dos alunos ingressantes. Esta condição traz algumas dificuldades para aqueles interessados em atuar na área, mas que não têm familiaridade com as ciências exatas. Neste contexto, os livros de engenharia são aliados para quem sonha em seguir na carreira, só que ainda encontra obstáculos.

A formação acadêmica na área de engenharia vem passando por mudanças. Neste sentido, as novas orientações com foco maior na visão holística do profissional ajudarão quem tem dificuldades com a área de cálculos.

A pergunta que fica é: como fortalecer a construção do conhecimento neste campo profissional? Assim, a tecnologia e suas ferramentas educacionais tendem a apoiar os estudantes. E os livros de engenharia seguem como facilitadores do processo de aprendizagem, tendo maior relevância agora no cenário de aulas remotas.

Dificuldades dos alunos de engenharia

Muitos dos alunos que chegam às instituições de ensino superior sabem que, na formação em engenharia, necessitam conhecer e entender cálculos. No entanto, os obstáculos enfrentados fazem com que muitos desistam no meio do caminho.

Dados de 2016 divulgados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia indicam que a evasão na engenharia é uma das mais altas do ensino superior. Para se ter uma ideia, apenas 54,2% dos alunos que ingressaram em um dos 6 mil cursos espalhados pelo Brasil chegaram até o fim.

Muitos destes estudantes acabaram saindo da carreira devido às repetidas reprovações em matérias do ciclo básico como cálculo diferencial e integral, sem nem ao menos chegar às disciplinas práticas.

Leia também: Saiba quais são os 7 melhores livros de engenharia civil para os estudantes

Mudanças à vista: alterações no programa curricular

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no ano passado, tendem a mudar este cenário.

A partir de 2020, as instituições de ensino superior precisam apresentar programas de ensino de engenharia que foquem em uma formação por competências.

A ideia é explorar as características esperadas dos futuros profissionais, como visão holística, inovação, empreendedorismo, solução de problemas e cooperação.

Em busca do conhecimento prático, os alunos agora poderão unir o que aprendem nos livros de engenharia com aptidões ensinadas durante toda a graduação.

Veja também: A importância do livro “Ciência e Engenharia de Materiais – Uma Introdução”

Tecnologias educacionais proporcionam transformações

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras transformações para a sociedade, inclusive para a área educacional. A suspensão obrigatória das aulas presenciais fez com que as instituições de ensino precisassem se adaptar. Neste contexto, o uso de laboratórios virtuais se expandiu.

As tecnologias educacionais demonstraram, então, o esgotamento do modelo tradicional de ensino. 

A partir de ferramentas educacionais tecnológicas, é possível apoiar a formação prática e por competências, com estudos de caso e situações do dia a dia, permitindo assim, aumentar a participação e engajamento dos alunos.

Livros de engenharia: a importância do acervo de exatas

Os futuros profissionais da área encontram nos livros de engenharia o conhecimento necessário para o desenvolvimento de habilidades e competências, avançar na formação acadêmica e realização das atividades profissionais.

Ter acesso rápido e fácil a um amplo acervo de e-books na área de exatas, entre eles e-books sobre temas da engenharia, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, aliada a uma interface de navegação intuitiva, é uma boa opção para alunos que buscam se aprofundar ainda mais no conteúdo das disciplinas exigidas no ensino superior.

Assim, os estudantes podem estudar, ler os livros de engenharia, consultar informações necessárias e realizar os trabalhos acadêmicos.

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca 

O Clube de Assinatura da Minha Biblioteca foi criado para oferecer acesso a conteúdos de qualidade para quem está em busca de formação acadêmica e educação continuada.

Com mais de 3,5 mil títulos disponíveis, o catálogo de exatas possui livros de engenharia, matemática, física, química e das demais matérias que compõem o currículo dos cursos de graduação.

A interface intuitiva facilita a navegação e oferece recursos que otimizam o aprendizado e a leitura online, como avançado sistema de busca por palavra-chave, marcadores de páginas, anotações, realces, leitor em voz alta e outros.

Se você está em busca de uma fonte confiável e atualizada com o melhor custo-benefício e conveniência de acesso a qualquer hora e lugar, visite agora o site do Clube de Assinatura da Minha Biblioteca e veja como é simples e prático assinar o Catálogo de Exatas.