Livros de engenharia para facilitar e ajudar na formação acadêmica dos estudantes

Como livros de engenharia podem ajudar os estudantes no ensino superior

A carreira de engenharia é conhecida por exigir conhecimentos de cálculo e física dos alunos ingressantes. Esta condição traz algumas dificuldades para aqueles interessados em atuar na área, mas que não têm familiaridade com as ciências exatas. Neste contexto, os livros de engenharia são aliados para quem sonha em seguir na carreira, só que ainda encontra obstáculos.

A formação acadêmica na área de engenharia vem passando por mudanças. Neste sentido, as novas orientações com foco maior na visão holística do profissional ajudarão quem tem dificuldades com a área de cálculos.

A pergunta que fica é: como fortalecer a construção do conhecimento neste campo profissional? Assim, a tecnologia e suas ferramentas educacionais tendem a apoiar os estudantes. E os livros de engenharia seguem como facilitadores do processo de aprendizagem, tendo maior relevância agora no cenário de aulas remotas.

Dificuldades dos alunos de engenharia

Muitos dos alunos que chegam às instituições de ensino superior sabem que, na formação em engenharia, necessitam conhecer e entender cálculos. No entanto, os obstáculos enfrentados fazem com que muitos desistam no meio do caminho.

Dados de 2016 divulgados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia indicam que a evasão na engenharia é uma das mais altas do ensino superior. Para se ter uma ideia, apenas 54,2% dos alunos que ingressaram em um dos 6 mil cursos espalhados pelo Brasil chegaram até o fim.

Muitos destes estudantes acabaram saindo da carreira devido às repetidas reprovações em matérias do ciclo básico como cálculo diferencial e integral, sem nem ao menos chegar às disciplinas práticas.

Leia também: Saiba quais são os 7 melhores livros de engenharia civil para os estudantes

Mudanças à vista: alterações no programa curricular

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no ano passado, tendem a mudar este cenário.

A partir de 2020, as instituições de ensino superior precisam apresentar programas de ensino de engenharia que foquem em uma formação por competências.

A ideia é explorar as características esperadas dos futuros profissionais, como visão holística, inovação, empreendedorismo, solução de problemas e cooperação.

Em busca do conhecimento prático, os alunos agora poderão unir o que aprendem nos livros de engenharia com aptidões ensinadas durante toda a graduação.