livros de economia

7 livros de economia online que os estudantes universitários precisam ler

A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos seres humanos que visa a produção, distribuição e consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência. Para entender esta ciência, há diversos livros de economia que podem ser usados por estudantes e pesquisadores.

A Ciência Econômica estuda o funcionamento da economia capitalista e analisa a busca por uma alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos.

A economia capitalista, por sua vez, é a organização das atividades econômicas com base no mercado e baseada na propriedade privada. A grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro.

Vale destacar que a economia também lida com a gestão econômica e financeira de empresas e órgãos públicos.

Conheça a importância dos livros de economia na graduação

Durante a formação, os alunos das áreas de economia, ciências contábeis, administração e demais campos correlatos são preparados para gerenciar a parte econômica dos negócios, identificando possibilidades de valorização patrimonial das empresas.

Além disso, os profissionais destes setores se tornam responsáveis por garantir a saúde financeira e a capacidade de expansão da companhia. Para ajudá-los nestes desafios, é preciso contar com os principais livros de economia do mercado.

As obras ajudam os alunos a compreenderem melhor a adequação dos recursos financeiros, a observar as restrições orçamentárias, projetar números para o crescimento da empresa e fazer a leitura do cenário macroeconômico.

Leia também: Introdução à teoria geral da administração: saiba a importância desta obra

Conheça os principais livros de economia para o ensino superior

Entre as principais obras de economia existentes, escolhemos 7 que se destacam por sua importância. Veja quais são:

Empreendedorismo regional e economia do conhecimento

A questão essencial do livro é entender por que algumas regiões são empreendedoras, com criação e crescimento de empresas. Enquanto outras regiões, ainda que vizinhas, encontram dificuldade para acompanhar o desenvolvimento econômico geral, ou chegam até mesmo a regredir.

A obra constitui material extremamente valioso para o ensino de disciplinas de empreendedorismo, gestão de pequenas e médias empresas e desenvolvimento regional em cursos de graduação e pós-graduação.

O Estado da Arte em Economia, 1ª edição

Esta coletânea de artigos é dividida em dois volumes e foi escrita por um renomado grupo de professores. O livro apresenta o que há de mais completo e atualizado na pesquisa em economia

Voltada a todos os interessados na construção de uma sociedade republicana, democrática e socialmente mais justa, a obra é leitura fundamental para todos os estudantes, pesquisadores e professores da área.

Saiba mais: Biblioteca virtual: como o catálogo de livros de exatas pode ajudar?

Microeconomia – Abordagem Completa

Neste livro, os autores reuniram esforços para estruturar um texto inovador e altamente eficaz. A obra traz conceitos de matemática, gráficos e aplicações práticas, que atuam em conjunto num esforço integrado para ajudar o leitor a aprender microeconomia

O livro aborda assuntos modernos, como teoria dos jogos e oligopólio, além de dar um tratamento minucioso ao custo irrecuperável e ao excedente do consumidor.

Economia e Mercados, 19ª edição

O livro apresenta os conceitos de forma bem articulada, baseados em exemplos concretos, com linguagem clara e acessível. Há diversos exercícios intercalados com a matéria para melhor compreensão e fixação dos conceitos.

Economia Brasileira: da colônia ao governo Lula – 1ª Edição

O título Economia Brasileira – da colônia ao governo Lula busca resgatar os aspectos essenciais da formação econômica do país. Assim, mostra o caminho que permitiu aos brasileiros criar uma economia moderna sem, contudo, eliminar as mazelas sociais que ainda assolam o país.

A obra pretende traçar um quadro abrangente da evolução econômica pela qual o Brasil passou, que poderá servir de base para reflexões mais aprofundadas.

Economia de Empresas: Gestão Econômica de Negócios

Este livro apresenta uma nova abordagem para a Gestão Econômica de Negócios, analisando o contexto das atividades empresariais dentro da área da economia de empresas. Trata-se de uma área do conhecimento situada entre a microeconomia e a contabilidade de custos de um lado e a administração e os métodos quantitativos de outro.

A obra é relevante para consultores, executivos e outros profissionais em seus trabalhos de análise econômica.