livros de economia política

Quais os principais livros de economia política no ensino superior? Veja!

Compreender as relações sociais de produção, comércio e economia, as legislações acerca do tema e a participação do Estado é o que engloba o estudo da economia política. Com temática abrangente e interdisciplinar, os estudantes do ensino superior precisam ter acesso aos principais livros de economia política para entender todos os aspectos envolvidos.

Mas, antes de nos aprofundarmos nas obras do gênero, vale explicar do que se trata a economia política. 

Origem da economia política

A expressão foi cunhada em 1615 pelo francês Antoine Montchrétien e apareceu pela primeira vez no seu livro “Tratado de Economia Política”. O autor foi um dos primeiros teóricos a abordar a relação entre política e economia, assim como entre a organização social, o Estado e a atividade econômica.

Ainda no século XVII, o britânico John Locke deu continuidade aos estudos sobre o tema, discutindo o direito à liberdade e à propriedade e o papel do Estado para proteger e assegurar tais direitos. Depois, ele foi sucedido por outros economistas clássicos, como Adam Smith, considerado o pai da economia moderna.

Em 1776, com o seu famoso livro “A Riqueza das Nações”, Smith defendeu a competição livre e “a mão invisível” do mercado para regular os preços, ofertas de produtos e salários. Ele também demonstrou como a atuação conjunta dos indivíduos neste cenário é responsável pelo crescimento econômico de um país.

Outros economistas abordaram problemáticas sobre a relação econômica e política, como a divisão do trabalho, aumento da produção de bens materiais e geração de riqueza.

Mais à frente, em 1867, o economista Karl Marx refutou a dinâmica de mercado voltada para a riqueza e o modo de produção capitalista, criticando a exploração da mão de obra. No seu livro “O Capital”, ele desenvolveu novos conceitos como mais valia e capital variável – o que se acredita ser o marco inicial do pensamento socialista marxista.

Todos esses estudos mostram como a política e a economia estão interligadas, com sistemas políticos-econômicos diferentes que moldam as sociedades de cada país como um todo.

Leia também: 7 livros de economia online que os estudantes universitários precisam ler

Cenário atual da economia política

Hoje, o conceito de economia política mais usado se refere a estudos interdisciplinares envolvendo economia, sociologia, direito e ciências políticas. Assim, é possível compreender mais a fundo como as instituições e os contextos políticos afetam os mercados.

Vale destacar que, a todo momento, novos acontecimentos surgem para influenciar a situação da economia política, tanto no âmbito nacional como mundial. Inclusive, o que ocorre em um país pode impactar a economia política de vários países vizinhos.

Com tantos meandros, é importante que os alunos dos diversos cursos universitários contendo essa disciplina tenham acesso aos principais livros de economia política. Isso porque, para entender todo esse estudo, é preciso ir além de notícias e se aprofundar com títulos específicos. 

Leia também: Introdução à teoria geral da administração: saiba a importância desta obra

Conheça os 5 principais livros de economia política

Para apoiar os alunos de ciências políticas, economia e outros cursos, listamos os principais livros de economia política que não podem faltar na sua relação de estudos.

1. Novos Dilemas da Política Econômica

O livro, organizado por Edmar Bacha e Monica de Bolle, homenageia Dionisio Dias Carneiro, referência na modernização do estudo sobre economia no Brasil, e reúne figuras de destaque no cenário político-econômico do país.

Com 28 ensaios, a obra traz reflexões sobre os principais acontecimentos recentes no panorama da macro e da microeconomia. Seu objetivo é levar os dilemas econômicos ao amplo debate.

2. Economia Brasileira: Da colônia ao governo Lula

A 1ª edição da obra, de Marcos Cordeiro Pires, resgata os elementos essenciais da formação econômica brasileira. Ao longo do livro, são discutidas as origens históricas, desde a economia colonial e a economia escravista, até a construção do capitalismo no país com o fim da escravidão.

As etapas seguintes na construção econômica são mais detalhadas, englobando a trajetória de um país atrasado na busca de modernização, a crise do modelo primário-exportador, o auge e declínio da substituição de importações, a abertura econômica e os dias atuais.

3. Políticas públicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável

Iniciativa de Christian Luiz da Silva e mais um grupo de pesquisadores de várias universidades, o livro aborda a importância das políticas públicas e do uso de índices e indicadores para a formulação e avaliação dessas políticas. Além disso, incorpora a questão da sustentabilidade – ambiental, econômica e social – das políticas.

O objetivo, então, é ir além da abordagem a respeito da necessidade do desenvolvimento sustentável e mostrar o que fazer e como medir os impactos.

4. O Estado da Arte em Economia

Este livro foi desenvolvido a partir dos seminários coordenados pelo professor Antônio Delfim Netto, no Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Os artigos traçam um panorama e uma reflexão sobre vários desdobramentos recentes da ciência econômica.

Entre os principais temas debatidos estão a macroeconomia e as flutuações econômicas, a nova geografia econômica, a economia experimental, a metodologia da ciência econômica, a teoria econômica do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a demografia econômica e o debate entre marxistas e neoliberais.

5. Fundamentos de Economia

Em sua 4ª edição, o livro de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos oferece uma visão completa das principais questões econômicas do nosso tempo. Nele, é possível entender com precisão os conceitos e problemas econômicos fundamentais e ter melhor compreensão da realidade econômica.

Trata-se de um livro introdutório de Economia Aplicada, com temas como economia e direito, teoria microeconômica (demanda, oferta, mercado, produção e custos), política macroeconômica, inflação, setor público e crescimento.

Veja mais: Por que estudar o livro Fundamentos de Economia? Saiba tudo

Como um catálogo de livros digitais pode ajudar

Para que os estudantes possam ler, pesquisar, consultar e acessar os principais livros de economia política e os demais títulos da área, um catálogo segmentado de ebooks de Exatas é de extrema utilidade.

O acervo de livros online, formado por obras de respeitados autores, garante praticidade de acesso a informações confiáveis. Disponíveis em qualquer dispositivo móvel com internet, os ebooks podem ser consultados 7 dias por semana, 24 horas por dia. Além disso, o catálogo é sempre atualizado e renovado.

Criado para incentivar a educação continuada de alunos, pesquisadores, profissionais e professores, o Clube Minha Biblioteca oferece assinatura pessoal do Catálogo de Exatas com mais de 3,5 mil títulos técnicos, acadêmicos e científicos.

Com cobertura abrangente, o Catálogo de Exatas contempla os estudos de agronomia, engenharia, física, astronomia, biotecnologia, ciência da computação, ciências atuariais, economia, matemática, química, sistemas de informação e muito mais.

Aproveite ao máximo a melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam o acesso, a leitura e o aprendizado. Acesse o site para saber mais sobre o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca e confira o desconto de 25% na assinatura anual do Catálogo de Exatas.

Baixe agora nosso ebook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!