Livros de biblioteconomia: 7 opções que todo bibliotecário precisa conhecer

Livros de biblioteconomia: 7 opções que todo bibliotecário precisa conhecer

Os livros de biblioteconomia são excelentes aliados para o bibliotecário se manter atualizado sobre a área e sobre as infinitas possibilidades que a transformação digital proporciona para as bibliotecas.

Indo além disso, as obras literárias a seguir se destacam por mostrar a relação entre as bibliotecas e os novos gadgets, como notebooks, tablets e smartphones.

Atualmente, os principais autores da biblioteconomia têm se dedicado à biblioteconomia e à ciência da informação para que os profissionais da área saibam quais são os impactos nos ambientes físicos a partir do surgimento de novas tecnologias.

Além dos livros físicos, a adoção de novas práticas de leitura, especialmente por meio de e-books e dispositivos focados em literatura, como o Kindle, deve ser considerada.

A Minha Biblioteca criou esta lista com sete livros para que você, bibliotecário, mantenha-se atualizado e pronto para as novas mudanças nos serviços editoriais, sobretudo nas Instituições de Ensino Superior (IES). Boa leitura!

Você é bibliotecário? Veja 7 livros de biblioteconomia indispensáveis

Com a transformação digital, os livros de biblioteconomia se mostram ainda mais indispensáveis aos bibliotecários. De acordo com o conceituado bibliotecário Jesse Shera, é importante levar em consideração a ciência da informação para falar sobre a biblioteconomia do século XXI.

Todas as opções listadas neste artigo estão disponíveis na plataforma da Minha Biblioteca.

A seguir, você confere as principais obras sobre biblioteconomia para se aprofundar e ficar atualizado sobre as novas práticas da gestão do conhecimento.

Série Tecnologia e Organização da Informação: Contribuições para a Ciência da Informação – Francisco Carlos Paletta

Esse livro tem como principal objetivo promover o debate sobre os temas centrais do Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI), sendo uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) – CNPq” da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

O congresso reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação (Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia etc.), a fim de promover a reflexão sobre temas como a Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, entre outros.

Manual de Estudo de Usuários da Informação – Murilo Bastos da Cunha, Sueli Angelica do Amaral e Edmundo Brandão Dantas

Essa obra é o primeiro manual brasileiro que destaca os diversos aspectos relacionados aos estudos de usuários da informação, resgatando historicamente a produção sobre a temática em língua inglesa e também os estudos latino-americanos, com maior ênfase na produção nacional, para melhor entendimento do estado da arte do tema no contexto brasileiro.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, são apresentados todos os conceitos importantes para entender os estudos de usuários da informação. Já a segunda parte é voltada para o conteúdo técnico e metodológico, onde o estudo dos usuários da informação é apresentado como um instrumento de planejamento e gestão.

Arquitetura da Informação – Uma Abordagem Prática – Liriane Soares de Araújo de Camargo e Silvana Aparecida Borseti Gregório Vidotti

A obra presta uma contribuição importante a um setor ainda em consolidação, oferecendo arcabouço teórico e orientações práticas a estudantes e professores de disciplinas relacionadas em cursos de graduação e pós-graduação.

Além disso, o título oferece ferramentas sistematizadas para o tratamento de ambientes digitais, bem como supre uma carência de recursos metodológicos consistentes na área de arquitetura da informação.

Administração de Sistemas de Informação – Pedro Luiz Côrtes

Dividindo em dez capítulos, a obra de Pedro Luiz Cortês traça um abrangente histórico, abordando desde a evolução dos computadores aos melhores métodos para manter as corporações organizadas e modernas nesse quesito, destacando as discussões mais recentes e as tecnologias mais adequadas.

Nesse livro, alunos de Administração de Empresas, Sistemas de Informação, Computação e Ciências Contábeis, além de interessados em entender melhor esses procedimentos, encontram um grande aliado.

Introdução às Fontes de Informação – Bernadete Campello e Paulo da Terra Caldeira

Esse livro privilegia as fontes que tratam da informação organizada. Os autores abordam a origem e a evolução da internet, dos jornais, dicionários e fontes biográficas, entre outros.

Além disso, a obra traz a descrição das características de cada uma dessas fontes informacionais e, quando possível, mostra as diversas formas nas quais essa fonte se apresenta, bem como seus principais produtores.

Questões Teórico-Epistemológicas Para a Ciência da Informação: Possibilidade e Informações – Ana Cristina Albuquerque

Com reflexões pautadas em aspectos teóricos e metodológicos relacionados à constituição da área de Ciência da Informação, essa obra visa fornecer um panorama amplo de discussões teóricas, epistemológicas e metodológicas acerca da área, com a finalidade de tecer subsídios para a compreensão da Organização e Representação da Informação e do Conhecimento e sua inter-relação com os fundamentos teórico-epistemológicos da Ciência da Informação.

Introdução ao Controle Bibliográfico – Bernadete Campello

O controle bibliográfico visa preservar suportes de informação para torná-los acessíveis a qualquer indivíduo ou organização.  

Nos últimos anos, a questão do controle bibliográfico alcançou nova dimensão com as mudanças no universo informacional trazidas pela internet. Essa obra examina as principais propostas e realizações, em âmbito internacional e nacional, que têm como objetivo identificar, registrar, difundir e preservar os produtos da cultura, em diferentes suportes com que hoje se apresentam.

Gostou de conhecer esses livros de biblioteconomia? Acompanhe nosso blog e acesse outros conteúdos que podem ser do seu interesse. 

Conheça a Minha Biblioteca

Uma das áreas mais desafiadoras de uma IES é a biblioteca. Com o passar dos anos, a tecnologia tem facilitado o acesso à informação, e as pessoas estão cada vez mais inseridas em ambientes virtuais, tanto no trabalho quanto no lazer.

Por isso, foi desenvolvida a Minha Biblioteca, uma plataforma de livros digitais com o objetivo de ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil.

A Minha Biblioteca conta com exemplares das 16 maiores editoras acadêmicas brasileiras e 42 selos editoriais.

Nosso acervo digital atende a bibliografia de mais de 400 cursos de graduação. São oferecidos milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em sete catálogos:

  • Medicina e Odontologia
  • Saúde
  • Ciências Exatas
  • Ciências Jurídicas
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Pedagógicas
  • Letras & Artes

Se você quer saber mais sobre o catálogo e benefícios da Minha Biblioteca para sua IES, entre em contato conosco.

Chamada para o ebook "Como montar um plano de aula da educação superior"

Gostou da nossa lista com livros de biblioteconomia? Confira estes conteúdos: