livros de agronomia

Conheça os principais livros de agronomia para os estudantes universitários

O profissional formado em agronomia busca melhorar a qualidade e a produtividade de rebanhos, plantações e produções agroindustriais. Por esta razão, os livros de agronomia são fundamentais para quem escolhe essa carreira.

Cabe ao futuro agrônomo também cuidar do planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas a todas as etapas de um agronegócio. Os processos conduzidos pelo agrônomo envolvem:

  • Preparo e cultivo do solo;
  • Estudo da colheita;
  • Armazenamento e distribuição dos alimentos;
  • Alimentação do rebanho;
  • Reprodução e abate dos animais.

O perfil do agrônomo

A Agronomia é uma ciência multidisciplinar e envolve ciências naturais, exatas, sociais, econômicas e tecnologia.

O futuro profissional deve gostar de estar em contato com animais e com o campo, já que as atividades são desenvolvidas no meio rural.

O agrônomo também deve lidar com números e cálculos e interpretar estatísticas e dados. Disciplinas como Zoologia, Botânica, Biologia e Química fazem parte do currículo.

Leia também: 7 livros de economia online que os estudantes universitários precisam ler

A importância dos livros de agronomia

Assim como nas demais profissões, os livros de agronomia são fundamentais para os futuros profissionais encontrarem informações relevantes para suas carreiras e uma biblioteca virtual com livros de exatas pode ajudar.

Há inúmeras obras que são recomendadas para os alunos do curso de Agronomia. Separamos algumas como indicação de leitura.

Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais, 2ª edição

Este livro visa auxiliar o estudante a identificar os problemas agroindustriais, quais técnicas de otimização podem ser aplicadas, estabelecer as relações entre Programação Linear e Teoria Econômica. 

A obra também proporciona oportunidades para o uso de pacotes computacionais de programação matemática para solução de problemas na área agroindustrial.

Gestão agroindustrial: GEPAI: Grupo de estudos e pesquisas agroindustriais, (v, 2), 5ª edição

Os dois volumes desta obra refletem uma abordagem sistêmica da gestão agroindustrial que segue a tendência observada nos mais renomados programas de MBA em agribusiness do mundo. O volume 1 foi dividido em quatro grandes partes: 

  • Sistemas Agroindustriais: definições e correntes metodológicas;
  • Mercados Agroindustriais;
  • Gestão dos Processos Agroindustriais;
  • Gerenciamento da Produção Agrícola. 

Já o volume 2 apresenta ferramentas gerais para a tomada de decisão que podem ser aplicadas a todos os elos das cadeias de produção agroindustriais.

Ciência Ambiental – Tradução da 14ª edição norte-americana

Este livro tem o intuito de ajudar os leitores a atingir três objetivos. Em primeiro lugar, é preciso elucidar os fundamentos científicos de como a vida na Terra sobreviveu e prosperou. 

O segundo é usar tal fundamento para entender os inúmeros problemas ambientais aqui enfrentados e depois avaliar as possíveis soluções para eles. E, em terceiro, é necessário fazer a diferença em como lidamos com o ambiente, que dá suporte para a vida.

Segurança do Trabalho na Agropecuária e na Agroindústria

A obra trata das repercussões do acidente de trabalho, das normas regulamentadoras aplicadas à agroindústria, da segurança em silos e armazéns, da aviação agrícola, do trabalho sob exposição solar e em ambientes frios. Além disso, aborda a segurança em máquinas e tratores, as zoonoses e os cuidados no trato com animais, com agrotóxicos e com ferramentas manuais.

Água e Sustentabilidade no Sistema Solo-planta-atmosfera

O aquecimento global está trazendo efeitos significativos no clima das regiões, afetando o zoneamento agrícola, o controle da erosão do solo e o comportamento das culturas agrícolas, levando a grandes perdas em produtividade. 

Nesse cenário, paralelamente, o regime de água é afetado, com períodos exagerados de seca ou de excesso de água, e há o agravante da negligência, que permite desmatamentos e desastres ambientais. Tudo isso deve ser estudado pelo profissional de Agronomia.

Introdução à agronomia e ao agronegócio

O agronegócio brasileiro é um dos mais bem-sucedidos no mundo, conquistando mercados internacionais pela sua eficiência e competitividade. É também um grande gerador de empregos. 

Profissionais bem-formados, atualizados no que diz respeito à estratégias e ferramentas de gestão, terão muito mais chances de encontrar colocação e contribuir verdadeiramente para suas empresas. Este livro é o primeiro passo na caminhada do futuro profissional de agronomia.

Agrometeorologia e climatologia

Esta obra estuda a influência do clima na produção e na condução de uma lavoura, a formação das estações do ano, a duração dos dias e das noites, a forma como a umidade do ar se transforma em nuvem ou em chuva, e como esse ciclo nos permite observar o surgimento de novas plantas, contribuindo, inclusive, para o controle de doenças e pragas.

Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural

Conforme sugere o título, este livro trata de um ramo da ciência econômica que se convencionou denominar Economia Agrícola, com foco no desenvolvimento rural. 

Então, se configura uma abordagem não restrita a tópicos tradicionais da Economia Agrícola, como financiamento, produção e mercados agropecuários, mas o livro vai além apresentando um estudo do papel das atividades rurais no desenvolvimento econômico.

Livros de agronomia no Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Os livros de agronomia citados acima e mais 3,5 mil obras da área de exatas estão disponíveis no Clube de Assinatura da Minha Biblioteca.

Criado para oferecer conteúdo de qualidade com praticidade e conveniência, o catálogo de Exatas pode ser acessado por estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e outros interessados em qualquer horário e local. Basta ter um dispositivo móvel com acesso à internet.

Aproveite ao máximo a melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam o acesso, a leitura e o aprendizado. Confira os nossos planos e aproveite o desconto de 25% na assinatura anual.

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!