Confira os livros de administração de marketing essenciais nas instituições de ensino superior

As instituições de ensino superior (IES) devem oferecer um acervo completo e atualizado para que, assim, os estudantes tenham acesso a todos os recursos para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para sua vida profissional.

Os principais livros de administração de marketing devem estar disponíveis para que os alunos de graduação consigam aprofundar seus conhecimentos no universo do marketing, garantindo uma referência de qualidade na sua formação e no futuro de sua carreira profissional.

Preparamos um artigo especialmente para você conhecer os principais livros de administração de marketing e oferecer os melhores recursos aos alunos da sua instituição.

Conheça os livros de administração de marketing que são essenciais para o aprendizado

A administração de marketing faz parte da ciência administrativa, área responsável por análises e indicações das melhores práticas para a promoção de um elo de sucesso entre as empresas e o mercado.

Todos os processos que envolvem o planejamento de estratégias de marketing, a execução dos passos e o controle das ações fazem parte da administração de marketing.

Por isso, é fundamental que estudantes de administração e áreas afins tenham acesso aos principais livros de administração de marketing.

Com conteúdos dessa área, os estudantes poderão desenvolver um perfil analítico para a construção de marcas fortes que tenham vantagens competitivas no mercado por meio de um gerenciamento eficiente dos produtos, da comunicação, da distribuição e dos preços dos produtos/serviços.

Confira agora três livros de administração de marketing indispensáveis para a formação de gestores:

Administração de marketing

Escrito por Alexandre Luzzi Las Casas, o livro aborda os conceitos mais importantes da área e mostra análises de diversas informações, sendo referência nos estudos de marketing no Brasil.

Publicado pela primeira vez em 2006, o livro de administração de marketing já está em sua 2ª edição, trazendo atualizações importantes e mantendo a obra à frente do seu tempo ao antecipar tendências do mercado.

Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações

Escrito por Idalberto Chiavenato, renomado consultor administrativo, professor e escritor brasileiro, essa obra analisa e conceitua temas que vão desde as primeiras formas de organização até o momento em que a Sociologia e a Psicologia começaram a fazer parte da realidade da gestão para promover discussões sobre como gerenciar melhor as empresas.

A edição mais recente, publicada em fevereiro de 2020, sem dúvidas é fundamental para aprender e ampliar conceitos utilizando esse livro de administração de marketing.

Marketing Kellogg

Escrito por Alyce M. Tyburn e Bobby J. Calder, com prefácio de Kotler, esse livro de administração de marketing reúne os principais conceitos que orientam práticas eficientes e estratégias assertivas de marketing.

Publicado em 2013, a obra é fruto dos anos de experiência de uma das melhores instituições de ensino de administração do mundo, a Kellogg School of Management, abordando estudos de caso e apresentando aplicações reais para o dia a dia.

Modernize a sua faculdade com uma biblioteca digital

Não basta apenas oferecer os livros aos estudantes. As instituições de ensino devem garantir que as obras estejam disponíveis de forma prática e simples.

A melhor solução é disponibilizar um acervo digital que simplifique as demandas estruturais de uma biblioteca e possibilite que todos os estudantes tenham acesso ao mesmo material de forma individualizada, a partir de dispositivos móveis conectados à internet.

Além disso, muitos dos livros mais importantes de diversas áreas são constantemente atualizados para continuar abordando as melhores práticas e otimizando os conceitos.

As IES que contam apenas com bibliotecas físicas encontram dificuldades para manter todo o acervo e disponibilizar uma quantidade suficiente de exemplares para os estudantes. Isso sem falar nos cursos EAD e no avanço de recursos digitais, que se tornaram preferências de alunos e professores durante a trajetória acadêmica.

Nesse sentido, as bibliotecas digitais estão se tornando ferramentas indispensáveis para a oferta de materiais atualizados de forma prática, apoiando o processo de ensino- aprendizagem. Confira as principais vantagens dessa ferramenta:

Democratização da leitura

Não é necessário que alunos comprem livros físicos nem que se desloquem até as unidades presenciais para ter acesso a obras de qualidade que acrescentem valor à sua trajetória acadêmica.

Basta ter acesso a um dispositivo móvel (smartphone, computador de mesa, notebook ou tablet) para fazer o login e ter acesso a dezenas de obras.

Acesso simultâneo

Sabe aqueles principais livros de uma disciplina que os professores indicam como leitura obrigatória para todos os estudantes?

Nem sempre a IES consegue manter um acervo com muitos exemplares da mesma obra. Isso dificulta que alunos diversos consultem uma obra ao mesmo tempo.

Com a biblioteca virtual, esse problema é completamente eliminado. Todos os estudantes que precisam ler determinado material podem consultar o mesmo conteúdo simultaneamente e ainda fazer marcações personalizadas que só aparecem para cada um deles com os seus dados de acesso ao sistema.

Quantidade muito maior

Bibliotecas físicas enfrentam problemas como a limitação de espaço, a organização e a manutenção de tantos livros. Com a biblioteca virtual, os conteúdos ficam armazenados na Nuvem e não há limite para a quantidade de obras.

Além disso, os sistemas são automatizados e têm inteligência para otimizar o uso e o acesso aos materiais.

Baixo investimento

O custo para ter um ambiente específico para biblioteca física com climatização, higienização, manutenção, funcionários para organização dos exemplares, sem falar nos preços por unidade de cada livro comprado, pode ser muito elevado.

Muitas vezes, a IES ainda pode enfrentar a escassez de algumas obras no mercado.

A biblioteca digital é muito mais econômica, uma vez que a IES deve apenas escolher a melhor opção do mercado, avaliar se o acervo disponível é compatível com os materiais exigidos em seus cursos e escolher o plano que melhor se encaixa.

A cada aluno serão disponibilizados dados para acesso ao sistema. Essa ferramenta, sem dúvida, tem uma logística muito mais simples e econômica.

Se a sua instituição de ensino ainda não conta com a Minha Biblioteca, entre em contato conosco para conhecer todas as vantagens.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog:

Conheça a Minha Biblioteca e o seu acervo digital

A Minha Biblioteca é uma ferramenta completa que conta com os principais recursos para a oferta dos livros digitais mais importantes das diversas áreas de conhecimento, como Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Engenharias, Administração, entre outras.

Essa plataforma garante acesso rápido e fácil a centenas de títulos de referência publicados por 15 grandes editoras acadêmicas brasileiras e 38 selos editoriais.

Todo o catálogo da Minha Biblioteca contempla a bibliografia básica e complementar de mais de 400 cursos, tanto presenciais quanto EAD, além de atender a todos os requisitos para uma biblioteca virtual com base nas determinações do MEC.