Leitura Dinâmica: como ler e estudar com assertividade

Leitura dinâmica: como ler e estudar com assertividade e rapidez

Ler mais rápido, preservando a capacidade de compreensão do texto, é uma habilidade essencial para professores que precisam se manter sempre atualizados para preparar e ministrar aulas.

A leitura dinâmica contribui para que os docentes leiam mais textos em menos tempo e otimizem a capacidade de compreensão.

Dessa forma, eles estarão mais preparados para o exercício da função e para a superação dos novos desafios da sociedade.

Leia este artigo até o fim para descobrir o que é e como fazer a leitura dinâmica.

O que é a leitura dinâmica?

A leitura dinâmica é uma ferramenta fundamental para quem precisa consumir muito conteúdo de forma eficiente e ainda otimizar o uso do tempo. Com essa técnica, é possível otimizar conteúdos densos e selecionar aquilo que é mais importante, sem perder a qualidade no entendimento do assunto em questão.

Para isso, são utilizados mecanismos para a aceleração do processo de leitura e aprimoramento da capacidade de compreensão de textos.

É mesmo possível fazer leitura dinâmica e entender todas as informações do conteúdo?

Sim! Para tanto, é fundamental seguir alguns passos importantes e garantir que as técnicas de leitura estejam sendo colocadas em prática da forma mais adequada possível.

O objetivo da leitura dinâmica não é somente fazer uma análise rápida do texto, mas sim identificar as suas palavras-chave a fim de captar as principais informações.

Quais são os tipos de leitura dinâmica?

É muito importante começar a praticar a leitura dos textos fazendo uso das técnicas de leitura dinâmica para desenvolver, tanto a velocidade de leitura, quanto a capacidade de retenção de informações.

Scanning

Esta técnica deve ser utilizada quando você precisa localizar uma informação específica no texto e/ou para identificar qual é a proposta do conteúdo de forma assertiva e rápida.

Para colocar o scanning em prática, é preciso percorrer o texto em busca de palavras-chave que revelam sobre os principais temas que o conteúdo trata.

Skimming

O skimming é uma técnica que possibilita a identificação da ideia central do texto por meio da observação de alguns elementos específicos.

É preciso observar o título, verificar as informações do rodapé, identificar a editora, o ano de publicação, o autor, entre outros pontos.

Além disso, é fundamental analisar se há e quais são as linguagens não verbais presentes (gráficos, tabelas, fotos, desenhos etc.).

7 dicas para fazer uma leitura dinâmica sem perder informações importantes

Geralmente, todos aprendem a ler de acordo com a estrutura tradicional que compreende basicamente três etapas: 

    • Processo de fixação: olhar para as palavras durante aproximadamente 0,25 segundo.
    • Sacada: mover os olhos para a próxima palavra, o que dura 0,1 segundo.
  • Pausa de compreensão: momento para entender o que foi lido, que dura entre 0,3 e 0,5 segundo.

Para diminuir o tempo entre essas etapas, é preciso conhecer as técnicas e fazer treinamentos. Selecionamos 7 dicas fundamentais para você otimizar a sua leitura.

  1. Elimine os ruídos

O som da televisão, das notificações do smartphone, do rádio, de conversas, entre outros, pode distrair e tirar o foco facilmente.

Busque começar os treinamentos em ambientes silenciosos, nos quais você esteja confortável, e garanta que haverá o mínimo de interrupções possível.

  1. Prepare os seus olhos

Nossos olhos não estão habituados com a leitura dinâmica, por isso, é importante fazer uma breve preparação.

Basta esfregar as mãos até aquecê-las e encostá-las delicadamente sobre os olhos fechados sem a presença de lentes de contato ou qualquer outro item. Dessa forma, eles estarão mais bem preparados para se mover rapidamente durante a leitura dinâmica.

  1. Cronometre a leitura

Escolha um texto simples que já tenha lido antes. Leia o texto durante um minuto e depois verifique quantas palavras você conseguiu ler nesse tempo.  

Isso é muito importante para identificar a sua capacidade inicial e acompanhar o seu progresso.

  1. Acompanhe a leitura com os dedos

Para melhorar o seu tempo inicial, leia o mesmo texto com o auxílio dos dedos para não ficar voltando para linhas anteriores e verifique se conseguiu ler mais rápido.

  1. Evite pronunciar as palavras

O hábito de ler e falar em voz alta ou repetir as palavras mentalmente dificulta o desenvolvimento da leitura dinâmica.

Por isso, é fundamental eliminar esse hábito. Isso vai fazer com que o seu cérebro não perca tempo se concentrando na pronúncia, apenas na interpretação do conteúdo.

  1. Visualize blocos de texto

Comece a observar o texto, não pela identificação de palavra por palavra, mas sim pela análise de blocos que representam unidades de pensamento. Com o passar do tempo, você vai alcançar a leitura das ideias centrais, não de palavras ou sílabas isoladas por vez.

  1. Leia sempre

É essencial praticar. Não adianta conhecer técnicas, saber os passos e colocá-los em prática apenas uma vez ou outra. Defina um cronograma de treinamento para começar a ler naturalmente dessa forma, sempre que necessário.

Dicas para aumentar a concentração no momento da leitura

Para colocar os passos acima em prática, é preciso também dar atenção à necessidade de se manter concentrado durante o treinamento.

Defina metas

Antes de começar a ler, escolha os textos, analise-os e defina quantas páginas ou quantos textos vai ler durante um determinado tempo, para não desistir quando sentir dificuldade ou se distrair por algum tempo.

Fique off

Se possível, desligue o celular ou desconecte-se da internet para não receber notificações de redes sociais e ligações. Aparelhos eletrônicos tiram a nossa atenção facilmente.

Faça pausas

Alguns estudos comprovam que nosso cérebro precisa de intervalos para voltar a se concentrar e manter o foco. Não fique horas e horas praticando. Defina pequenas pausas de 5 a 10 minutos entre blocos de 30 a 50 minutos de leitura.

Desenvolver estratégias para fazer leitura dinâmica pode fazer com que o seu dia a dia seja muito mais leve e produtivo ao mesmo tempo, pois, ao passo em que você atende às demandas da profissão, ainda consegue otimizar o uso do seu tempo.

Conheça a Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é um acervo digital completo, formado pelas principais editoras acadêmicas, oferecendo a melhor solução tecnológica para você e seus estudos. Além da mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona diversos outros benefícios e diversas facilidades para a leitura e o estudo, como:

  • Realce de cor
  • Anotações
  • Pesquisas por palavra-chave e outros tipos
  • Marca-página

Oferecendo acesso a milhares de títulos acadêmicos, técnicos e científicos a qualquer hora, a plataforma inovadora e eficiente vem ajudando diversos professores e estudantes por todo o país.

Quer saber mais sobre os catálogos e benefícios da Minha Biblioteca? Entre em contato conosco.

Gostou deste conteúdo? Confira outros artigos que selecionamos para você: