Como instituições de ensino fortalecem a pesquisa acadêmica dos alunos

Como as instituições de ensino fortalecem a pesquisa acadêmica dos alunos

Os gestores das mais variadas instituições de ensino nunca podem deixar de pensar em soluções inovadoras para, além de captar alunos novos, também fidelizar os alunos antigos. Dessa forma, uma das melhores maneiras de reter estudantes na sua universidade é ajudá-los com seus estudos e apostar no fortalecimento da pesquisa acadêmica feita por cada um deles.

Além disso, melhorar a relevância da educação ajuda a deixar os estudantes muito mais confiantes, fazendo com que eles desenvolvam novas habilidades e cresçam como futuros profissionais.

Pensando nisso, toda instituição de ensino superior deve se importar com a qualidade do ensino, do corpo docente e da infraestrutura, além de também acompanhar as novas tendências, inovações e tecnologias digitais.

3 dicas para fortalecer a pesquisa acadêmica dos alunos da sua instituição de ensino

Confira abaixo três dicas simples que ajudam a fortalecer a pesquisa acadêmica dos alunos da sua instituição.

1. Oferecer um espaço adequado para os estudos

Um espaço físico adequado para os estudos é um fator extremamente importante que ajuda a fortalecer a pesquisa acadêmica. Sendo assim, é fundamental que a instituição melhore os ambientes de sala de aula, laboratórios e bibliotecas para tornar o dia a dia mais prático e acessível aos alunos. Vale lembrar também que investir em uma boa infraestrutura é o primeiro passo para atrair mais alunos e evitar a evasão no ensino superior.

2. Incentivar a iniciação científica

Incentivar a iniciação científica é uma ótima estratégia para aprimorar uma pesquisa acadêmica. Portanto, a instituição deve contar com um corpo docente qualificado, que tenha experiência na investigação científica e na publicação dos resultados obtidos.

A iniciação científica enriquece não apenas o currículo do aluno, como também auxilia na melhora da sua formação acadêmica, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho.

3. Disponibilizar livros digitais e físicos

Hoje em dia, é indispensável que as instituições de ensino disponibilizem para os estudantes uma biblioteca completa, que é aquela que consegue unir tanto livros digitais quanto livros físicos, pois ambos são essenciais para que o aluno consiga obter novos conhecimentos e procurar por referências de qualidade para incluir em sua pesquisa acadêmica.

Nesse cenário, a biblioteca digital pode ser uma excelente opção, já que é baseada em tecnologias que auxiliam na otimização do tempo e facilitam estudos e pesquisas, garantindo assim um conteúdo de qualidade aos alunos e oferecendo também um complemento perfeito ao acervo da instituição de ensino.

Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet.

Entre em contato conosco e solicite nossa proposta comercial para oferecer hoje mesmo uma biblioteca digital de qualidade que ajude a fortalecer a pesquisa acadêmica dos seus alunos!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!