Como melhorar o relacionamento com alunos nativos digitais

Como melhorar o relacionamento das instituições de ensino superior com os nativos digitais

O fenômeno da digitalização permitiu que as pessoas registrassem, editassem, criassem e manipulassem todo tipo de informação, por diversos métodos e de qualquer lugar e em qualquer tempo. Tudo isso aumentou a possibilidade de escolha para fontes de informação e, por isso, essa realidade também já faz parte das  instituições de ensino superior.

Se adequar a essas novas tecnologias é imprescindível para melhorar o relacionamento com os nativos digitais, ou seja, os jovens que nasceram em uma época na qual a tecnologia já era um realidade.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Dicas para melhorar o relacionamentos das instituições de ensino superior com os nativos digitais

A seguir, confira nosso conteúdo elaborado para auxiliar no desafio de adequar sua instituição de ensino superior ao novo perfil de aluno que ingressa nas universidades.

01 – Invista na versatilidade

Para os nativos digitais, a agilidade é a premissa maior. Portanto, ofereça conteúdos que se adequem a qualquer tipo de aparelho ou dispositivo móvel. Além disso, invista em formatos atraentes e escaneáveis – que facilitam a leitura e compreensão.

Leia também: Habilidades do século 21 – entenda as competências socioemocionais dos universitários

Além disso, invista também em conteúdos multicanais: videoaulas, e-books, webinários, jogos etc. Qualquer formato que engaje o aluno e facilite o aprendizado vale! Por fim, lembre-se de também se valer das tendências de comunicação para se aproximar dos seus alunos, ou seja: nas redes sociais, procure estar sempre por dentro das modas, memes, virais e notícias que interessam o seu público.

02 – Ofereça um atendimento humanizado

Para otimizar o relacionamento das instituições de ensino superior (IES) com os nativos digitais, é fundamental estabelecer uma conexão de confiança. Para isso, é possível implementar treinamentos com os funcionários que lidam com os alunos (atendentes, secretários, tutores, professores, entre outros), para que desenvolvam mais tato e desenvoltura para lidar com os estudantes.

Leia também: 5 dicas para manter os alunos satisfeitos com sua instituição de ensino

Crie também um canal de comunicação que permita que os alunos deem feedbacks sobre a instituição como um todo, Nesse canal, eles poderão falar sobre o que esperam da faculdade, se estão enfrentando algum tipo de problema ou dificuldade com os funcionários, sugerir melhorias e avaliar seus professores e a instituição de ensino.

Essa medida permitirá uma gestão muito mais eficiente na sua instituição de ensino, haja vista que se tornará muito mais fácil corrigir deficiências e implementar medidas que ajudem a instituição a crescer.

03 – Marque presença nas redes sociais

O branding (processo que solidifica o nome de uma marca no mercado) é essencial para que a instituição de ensino cresça. E, hoje em dia, as redes sociais são as principais aliadas para que qualquer empresa ganhe espaço no mercado.

Por isso, elabore uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, produza conteúdos e postagens que estimulem e agradem os seus alunos (e potenciais alunos). Lembre-se de que são eles os principais porta-vozes na instituição e os que definirão a percepção pública dela.

04 – Facilite o aprendizado dos alunos com o Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que oferece mais de 7 mil obras acadêmicas para alunos e professores, por meio de uma biblioteca digital de fácil acesso e utilização. Com essa ferramenta, seus alunos poderão estudar e acessar títulos da bibliografia básica e complementar com mais facilidade.  O acesso aos livros digitais pode ser realizado a qualquer hora,  já que os nativos digitais estão sempre com algum dispositivo móvel na mão.

Ficou interessado? Entre em contato e saiba como podemos implementar nossa biblioteca online em sua instituição de ensino superior.

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!