Inovação em bibliotecas: saiba quais são as tendências para as IES

A inovação em bibliotecas permite que as melhores instituições de ensino superior (IES) garantam o acesso a informação de qualidade e ganhem mais reconhecimento. As mudanças ainda viabilizam o alcance ao conteúdo por meio de vários dispositivos digitais, além da redução de custos.

Neste artigo, explicamos de que forma as tecnologias impactam as IES e quais são as principais tendências desse setor. Também detalhamos os motivos pelos quais as instituições aderem às bibliotecas digitais e como a Minha Biblioteca pode ajudar a sua IES.

Como as tecnologias têm influenciado as bibliotecas?

Ao longo dos anos, a inovação em bibliotecas auxiliou as demandas de catalogação e gestão das informações. Assim, materiais como livros e revistas físicas passaram a integrar sistemas que organizam os dados. Os recursos permitem identificar o material por dados como título, data da publicação, ISBN e autores.

Dessa forma, o acervo físico se tornou disponível para consulta por meio da internet e em qualquer lugar. Além disso, surgiram as bibliotecas digitais, que possibilitam o acesso a acervos online.

As inovações tecnológicas se tornaram úteis para disseminar o conhecimento aos leitores, que têm necessidade de autonomia e de obter informações de forma remota.

Afinal, a leitura de materiais digitais é uma tendência que se consolida com o tempo. De acordo com levantamento da Nielsen, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o mercado editorial registrou crescimento de 115% da sua receita com conteúdo digital entre os anos de 2016 e 2019.

De outro modo, as bibliotecas digitais ainda oferecem recursos de aprendizagem, que tornam a sistematização e a procura pelas informações bem mais descomplicada. É possível utilizar ferramentas para a busca por palavras-chave, por exemplo, deixando as rotinas de estudo mais dinâmicas.

Inovação em bibliotecas: quais são as tendências nas IES?

Confira algumas das tendências que estão sendo implantadas nas instituições de ensino, como o armazenamento em Nuvem, a impressão 3D e as bibliotecas digitais.

Impressora 3D

Conforme estudos mais recentes sobre inovação em bibliotecas, serviços como a impressão em modelos tridimensionais (3D) estão virando pauta nas IES. A ideia é ampliar as possibilidades de aprendizagem na educação, para que as peças criadas sejam utilizadas em áreas como medicina, engenharia, artes entre outras.

Atualmente, esse recurso demanda um investimento inicial para implantação que é considerado alto. Além disso, a tecnologia necessita de profissionais qualificados para manusear a ferramenta.

Armazenamento em Nuvem

Outra ferramenta em crescimento no setor é o armazenamento em Nuvem, que se trata da conservação de arquivos fora das máquinas, por meio da internet. Esse serviço faz a ligação entre os dispositivos individuais e os centros de dados físicos disponibilizados pelas empresas de armazenamento em Nuvem.

Dessa maneira, os usuários podem acessar os conteúdos por meio de plataformas simples, de qualquer lugar.

Biblioteca digital

Como já citamos, a biblioteca digital facilita o acesso às informações no ambiente virtual. Uma das principais vantagens em relação às bibliotecas digitais é possibilitar o alcance a um maior número de obras, devido à capacidade de armazenamento digital. A tecnologia ainda permite acesso ilimitado e simultâneo a todos os usuários.

Bibliotecas digitais: por que as IES estão aderindo a essas plataformas?

As plataformas digitais permitem que as IES expandam o acesso ao conhecimento sem a necessidade de aumentar o custo. Entenda:

Redução de despesas

Com a inovação em bibliotecas digitais, as instituições podem diminuir os custos com manutenção e armazenamento de livros físicos. Portanto, as entidades de ensino ainda ganham espaço livre para dedicar a salas de aulas e laboratórios, por exemplo.

Experiência personalizada

A inovação em bibliotecas também permite que os leitores tenham uma experiência personalizada com o conteúdo. Isso porque os recursos oferecem autonomia para interagir com o material. Os usuários podem, por meio das ferramentas, salvar e compartilhar os materiais nos quais têm interesse e destacar os itens de maior relevância.

Acessibilidade

Em um contexto pandêmico, a preservação do acesso à informação se torna essencial para estudantes e professores. Desse modo, a inovação em bibliotecas, por meio dos acervos digitais, pode cumprir o papel de aprofundar a pesquisa, aprimorar a construção do conhecimento e permitir que toda a comunidade acadêmica da instituição (estudantes, professores e gestores) se conecte aos materiais.

Acesso simultâneo

A biblioteca digital também possibilita que os estudantes acessem de forma simultânea os materiais. Consequentemente, são eliminadas as filas de espera para empréstimo de livros impressos na biblioteca física da IES, o que ajuda ainda mais na ampliação do acesso ao conhecimento.

Quais os benefícios da Minha Biblioteca para as IES?

Com dez anos de história, a Minha Biblioteca é a maior plataforma de conteúdo acadêmico do país para formação e atualização profissional.

Acervo completo

A instituição pode dispor de um amplo acervo com mais de 10 mil títulos técnicos, acadêmicos e científicos em português, atualizados mensalmente. Afinal, a Minha Biblioteca conta com obras publicadas por 15 das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil e de 38 selos editoriais. Além disso, a qualidade do acervo também é reconhecida pelos clientes:

“Estou fazendo a gestão do acervo online da PUC-PR há quatro anos e sempre ouvi muitos elogios para a Minha Biblioteca. Muitos alunos falam da facilidade de utilizar a plataforma e dos excelentes títulos”, Joyce Leonita da Silva, bibliotecária da PUC-PR.

Diversidade no catálogo

A Minha Biblioteca ainda permite assinatura de catálogos segmentados em 7 áreas do conhecimento: Exatas, Saúde, Medicina, Pedagógica, Jurídica, Sociais Aplicadas e Letras & Artes.

Inclusive, essa variedade foi destaque em depoimento da bibliotecária do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior, Edynea Scurachio. Veja:

“A Minha Biblioteca abrange áreas do conhecimento que outras não abrangem. Com conteúdo de qualidade, contribui para ampliar as fontes de informação e é fácil para acessar.”

Ferramentas de customização

A Minha Biblioteca ainda dispõe de recursos de customização aos usuários, como o realce com opções de cores e a possibilidade de anotações. Assim, as ferramentas permitem que os alunos tenham mais liberdade em sua jornada de aprendizado.

Procura por informações de forma dinâmica

O uso da plataforma também fica mais simples com o sistema de busca avançada por meio de palavras-chave, ISBN, título e autor. O usuário pode localizar facilmente os resultados de pesquisa mais relevantes, além de ter acesso rápido ao sumário.

Mais acessibilidade

A plataforma também contribui para promover mais acessibilidade, com recursos para ajustar o tamanho da fonte, largura das margens e cor de fundo da tela. Além do leitor em voz alta que os usuários podem clicar em “executar” para escutar o conteúdo do livro.

Quer saber mais sobre o catálogo e benefícios da Minha Biblioteca para sua instituição de ensino? Entre em contato conosco.

Gostou de aprender sobre inovação em bibliotecas? Veja mais conteúdos do nosso blog: