humanização da educação

Humanização da educação: qual o papel do professor e da tecnologia?

A revolução proporcionada pela tecnologia na educação ainda traz inúmeros impactos para toda a sociedade. Por este motivo, a humanização da educação é um tema que gera muitos debates.

As facilidades oriundas dos processos tecnológicos diminuíram distâncias e agregaram valor para todas as áreas, principalmente para a educação.

Neste contexto, entender o papel do professor e da tecnologia é fundamental para compreender como a humanização da educação no ensino superior é importante, tanto no âmbito presencial, quanto na educação a distância.

O papel da humanização da educação

O ensino a distância tem contribuído para aumentar o número de pessoas com formação acadêmica no Brasil. No entanto, a ampliação da oferta de cursos, não significa automatização do ensino, pelo contrário, o ser humano ainda tem um importante papel na formação dos novos profissionais.

A humanização da educação está diretamente ligada a forma como o estudante se aproxima do conteúdo ensinado.

Cabe ao professor ou tutor a missão de otimizar o aprendizado para o aluno, elevando o nível e a qualidade do ensino oferecido.

O vínculo criado por professor e aluno, mesmo na modalidade de ensino a distância, é um dos fatores que mais contribuem para evitar a evasão no ensino superior.

Humanização da educação: conheça os principais tópicos

Quando se fala em humanização da educação, é imprescindível destacar alguns pontos de interesse, como:

Diálogo: a conversa entre professor e aluno deve sempre ser valorizada, pois é nesta troca que se constrói parte do conhecimento.

Intermediação: o professor atua como uma espécie de curador de informações. Cabe a ele apontar o caminho que deve ser traçado pelo aluno.

Criatividade: instigar novas formas de pensar e propor desafios podem ser estratégias para fortalecer o relacionamento entre os estudantes e os docentes.

Sempre é válido lembrar que não existe mais a situação de um agente ativo e outro passivo de conhecimento. Na atualidade, todos os envolvidos no processo de aprendizagem estão focados na troca de informações.

Tecnologia a serviço da educação

A tecnologia é aliada do professor e ajuda na preparação do estudante para encarar os desafios da sociedade.

A humanização da educação parte do princípio de que cabe ao professor ajudar no desenvolvimento de habilidades comportamentais, na formação do pensamento crítico, na busca por autonomia e no incentivo à capacidade de iniciativa e criatividade.

A tecnologia também deve ser vista como uma ferramenta que auxilia na disseminação da informação. Cabe a ela aproximar estudantes e professores, otimizando assim o ensino e proporcionando a humanização da educação.

Conheça a Minha Biblioteca

Ferramenta fundamental para as atuais instituições de ensino, a biblioteca digital reúne um acervo completo com obras disponíveis a qualquer hora.

Exemplo de instrumento alavancado pela tecnologia, as bibliotecas online são práticas e eficientes e ajudam alunos e professores no estabelecimento do vínculo tão desejado pela humanização da educação.

A Minha Biblioteca é uma biblioteca digital com milhares de títulos acadêmicos abrangendo todas as áreas do conhecimento.

A plataforma oferece ainda diversas funcionalidades que facilitam a vida dos estudantes como busca por palavra-chave, realce de cor em trechos lidos e marcação de páginas.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca entre em contato conosco e e solicite uma proposta.