Histologia Texto e Atlas

Histologia Texto e Atlas: saiba tudo sobre a obra de Ross

“Ross | Histologia Texto e Atlas – Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição” é um livro fundamental para os alunos das áreas de saúde, principalmente medicina.

Antes de mais nada, é importante entender o conceito. A histologia é o estudo da anatomia microscópica de células e tecidos e de como essas estruturas se organizam para constituir os diferentes órgãos.

A correlação deste estudo com a Biologia Celular e Molecular é o tema do livro que vamos abordar neste post.

Conheça mais sobre “Ross | Histologia Texto e Atlas”

O livro “Ross | Histologia Texto e Atlas – Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição” contextualiza a histologia com a biologia celular e molecular por meio de um valioso conteúdo.

A obra é didática, abrangente e apresenta as informações com clareza. Além disso, combina conteúdo em texto e atlas.

Dessa maneira, as descrições textuais são complementadas por uma série de esquemas, imagens de tecidos e células, assim como fotografias de casos clínicos.

Principais características da obra

“Ross | Histologia Texto e Atlas – Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição” teve o texto totalmente revisado e atualizado. Em sua 7ª edição, o título conta com novidades, como:

  • Acréscimo de seções de “revisão” ao fim de cada capítulo;
  • Revisão e atualização de todas as figuras do livro, com novas figuras, fotomicrografias digitais em alta resolução e diversas ilustrações redesenhadas para aumentar a clareza e o foco conceitual;
  • Atualização do conteúdo de biologia celular e molecular;
  • Tabelas de resumo, entre as quais a de revisão das características dos órgãos linfáticos.

Além disso, houve o acréscimo dos boxes de Correlação Clínica e Considerações Funcionais. Eles contêm informações clínicas relacionadas com sintomas, fotomicrografias de tecidos ou órgãos doentes, descrições histopatológicas e tratamento de doenças específicas.

Como é dividido “Ross | Histologia Texto e Atlas”?

O livro “Ross | Histologia Texto e Atlas – Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição” é segmentado em 25 capítulos da seguinte forma:

Capítulo 1: Métodos

Capítulo 2: Citoplasma Celular

Capítulo 3: O Núcleo da Célula

Capítulo 4: Tecidos | Conceito e Classificação

Capítulo 5: Tecido Epitelial

Capítulo 6: Tecido Conjuntivo

Capítulo 7: Cartilagem

Capítulo 8: Osso

Capítulo 9: Tecido Adiposo

Capítulo 10: Sangue

Capítulo 11: Tecido Muscular

Capítulo 12: Tecido Nervoso

Capítulo 13: Sistema Cardiovascular

Capítulo 14: Sistema Linfático

Capítulo 15: Sistema Tegumentar

Capítulo 16: Sistema Digestório 1 | Cavidade Oral e Estruturas Associadas

Capítulo 17: Sistema Digestório 2 | Esôfago e Trato Gastrintestinal

Capítulo 18: Sistema Digestório 3 | Fígado, Vesícula Biliar e Pâncreas

Capítulo 19: Sistema Respiratório

Capítulo 20: Sistema Urinário

Capítulo 21: Órgãos Endócrinos

Capítulo 22: Sistema Reprodutor Masculino

Capítulo 23: Sistema Reprodutor Feminino

Capítulo 24: Olho

Capítulo 25: Orelha

Quem são os autores de “Ross | Histologia – Texto e Atlas”?

“Ross | Histologia Texto e Atlas – Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição” foi escrito por Michael H. Ross e Wojciech Pawlina.

Michael H. Ross foi professor emérito do Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida, em Gainesville, nos Estados Unidos.

Já Wojciech Pawlina é titular do Departamento de Anatomia e professor associado de Anatomia em Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, nos Estados Unidos.

Veja outros títulos importantes na área da saúde

Além desse post sobre “Rossa I Histologia – Textos e Atlas”, o blog da Minha Biblioteca já tratou de outros livros importantes para os futuros profissionais de saúde. Confira a lista para facilitar os seus estudos:

– “Histologia Básica Texto e Atlas, 13ª edição

– “Medicina Interna de Harrison – 2 Volumes

– “Princípios de Anatomia e Fisiologia, 14ª edição

– “Biologia Celular e Molecular, 9ª edição

– “Semiologia Médica, 7ª edição

– “Fisiologia Humana: uma abordagem integrada

– “Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia

– “Anatomia Orientada para Clínica, 8ª edição

Como ter acesso a esses livros da área de saúde?

Para facilitar os estudos dos alunos da área de saúde, a Minha Biblioteca é uma ótima ferramenta. A plataforma online oferece uma grande quantidade de títulos acadêmicos de autores renomados com acesso a qualquer hora e lugar com dispositivos móveis conectado à internet. Inclusive, “Ross | Histologia Texto e Atlas – Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição” é uma das obras mais procuradas pelos alunos na biblioteca digital.

Com diversas funcionalidades, a Minha Biblioteca é uma plataforma que traz praticidade, mobilidade e ainda ajuda e diminuir as filas de emprestimos em bibliotecas, com isso o aluno ganha tempo e conta com a obra sempre ao seu alcance. Além do mais, é possível adicionar marcadores de páginas, realces e anotações nos livros digitais.

A sua instituição de ensino conta com a Minha Biblioteca? Se ainda não, peça para que eles entrem em contato conosco e solicitem uma proposta.

Se você quiser contar com o material de “Ross | Histologia Texto e Atlas – Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição”, a Minha Biblioteca disponibiliza a loja virtual. Nela, é possível adquirir o livro completo ou os capítulos vendidos separadamente.